Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Países de América do Sul estudam criar observatório regional sobre drogas

General

Países de América do Sul estudam criar observatório regional sobre drogas

por publicado: 28/11/2013 14h30 última modificação: 21/02/2014 11h17
Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Suriname e Venezuela participam de encontro em João Pessoa (PB). Secretaria Nacional Sobre Drogas é anfitriã do evento

Países da América do Sul começam a discutir,nesta quinta-feira (28), em João Pessoa (PB), os desafios apontados para a elaboração de políticas públicas sobre drogas, diagnósticos e resultados. O encontro do grupo da União das Nações Sulamericanas (Unasul), que discute o tema, acontece depois que mais de 100 pesquisadores debateram na capital paraibana resultados de pesquisas sobre drogas.
Representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Suriname e Venezuela participam do evento, que segue até esta sexta-feira (30).  A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) é anfitriã do encontro e coordena parte das discussões.

Para o secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas do MJ, Vitore Maximiano, a pauta principal do debate, envolvendo os representantes da Unasul, é a criação de um observatório regional, que congregue informações dos países sul-americanos.
“Já há uma experiência muito bem sucedida na Europa. Na América do Sul, os países enfrentam problemas parecidos com as drogas, portanto, essa reunião de informações é importante para o desenvolvimento de políticas conjuntas”, afirmou o secretário.

Atualmente, a Venezuela está na presidência do grupo que discute políticas sobre drogas no âmbito da Unasul. Além de definirem estratégias para a consolidação do observatório na América do Sul, os países apresentarão informações mais recentes e diagnósticos de problemas. “A ideia é construir uma identidade entre os países no continente sulmericano para as políticas de drogas”, reforçou Vitore.

Pesquisas – As pesquisas “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país” e “Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil”, divulgadas em setembro pela Senad/MJ, foram apresentadas aos pesquisadores durante a semana, em João Pessoa.

Para Vitore Maximiano, os resultados destas e outras pesquisas direcionam a troca de informações entre os países e a ação dos Governos nas políticas sobre drogas. “As organizações criminosas ultrapassam fronteiras e esse compartilhamento de informações é estratégico”, comentou Vitore Maximiano.
Além da pesquisa sobre o uso do crack, encomendada pela Senad/MJ à Fundação Oswaldo Cruz, a Unasul ainda recebeu informações sobre estudos relacionados com prevenção de drogas e o uso do álcool nas escolas e ainda o desafio de envolver as comunidades no apoio aos serviços de saúde e assistência social para o cuidado de usuários de drogas.

Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br