Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícia Militar de São Paulo cria batalhões especiais para reforçar segurança na Copa

Polícia Militar de São Paulo cria batalhões especiais para reforçar segurança na Copa

por publicado: 30/05/2014 11h05 última modificação: 30/05/2014 11h08

Brasília, 30/5/14 - A Polícia Militar de São Paulo utilizará um efetivo policial treinado especificamente para o período da Copa.  Na organização do policiamento para o período, o Comando da PM paulista criou três batalhões especiais, subordinados ao Comando de Policiamento Copa (CPCopa), que irá intensificar a segurança em 40 pontos estratégicos da cidade.

O efetivo especial contará com 4,5 mil policiais para atender exclusivamente aos eventos do Mundial. “A ideia de se criar o CPCopa foi para isentar que batalhões de áreas tivessem que cuidar de um desses 40 pontos e deixar de atender a população”, explicou o comandante do CPCopa, o coronel Wagner Tardelli.

O 1º Batalhão Copa terá 735 policiais, que ficarão responsáveis pela segurança do entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, além dos Centros de Treinamento (CTs) do Palmeiras, Corinthians, São Paulo, CT do estádio do Pacaembu e CT Pão de Açúcar.

“Nosso objetivo é dar tranquilidade e segurança aos competidores, torcedores e visitantes”, ressaltou o comandante do 1º BPCopa, tenente-coronel Antônio Valdir. O Batalhão também atuará na região de pontos turísticos estratégicos, como museus da Língua Portuguesa e do Futebol, praças da Sé e República, Sala São Paulo, Teatro Municipal, Masp, Pinacoteca e Parque da Juventude.

Ao 2º Batalhão do CPCopa caberá o policiamento nos eventos promocionais da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que acontecerão no Vale do Anhangabaú, no Centro, e em shows espalhados pela cidade organizados pela Prefeitura. A unidade conta com um efetivo de 2,6 mil PMs.

Com 930 policiais, o 3º Batalhão Copa ficará responsável pela segurança dos hotéis da “Família FIFA” e também pelo monitoramento das estações Luz, Corinthians/Itaquera, Anhangabaú, Arthur Alvim, República, São Bento, Sé, Portuguesa/Tietê, Carandiru e Palmeiras/Barra Funda do Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Além do efetivo da CPCopa, mais 2.150 policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChq) estarão de prontidão nos pontos principais, 48 horas antes de todos os jogos. Caso seja necessário, outros 2 mil também poderão ser empregados.

O CPCopa desempenhará suas atividades até o dia 20 de julho.


Com informações da SSP/SP

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315