Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal oferece cursos gratuitos de políticas sobre drogas

Destaque

Portal oferece cursos gratuitos de políticas sobre drogas

por publicado: 20/12/2017 16h06 última modificação: 26/12/2017 13h31
Profissionais e sociedade civil podem fazer os cursos, que são oferecidos na modalidade a distância

Portal Aberta

Brasília, 26/12/2017 – O Portal Aberta é um site de formação totalmente gratuito que oferece cursos a distância de políticas sobre drogas. O ensino do portal tem um papel de capacitação e formação de diversas áreas de atuação profissional, além de aprofundar o debate sobre drogas e álcool.

Criado em junho de 2016, a partir de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o site conta atualmente com 52 módulos. Os conteúdos variam desde o contexto da propagação de doenças pelo uso de drogas até diretrizes para o cuidado e inclusão social dos dependentes. Futuramente a parceria pretende investir em conteúdos voltados para agentes da saúde e de segurança do sistema penitenciário.

Os módulos educativos são organizados em eixos divididos entre “Fundamentos e Políticas”, relacionado ao contexto das drogas; “Práticas”, relativo as ações e “Instrumentos”, referente as ferramentas disponibilizadas para a prática de prevenção e reabilitação. O conteúdo também se encontra em trilhas, modo dinâmico de condução do usuário ao conteúdo, que se divide entre “Sujeitos, contextos e drogas”, “Redes para promoção, prevenção, redução de danos e tratamento”, “Políticas públicas e legislação sobre drogas” e “Dispositivos de cuidado na comunidade”.

Esse material pode ser utilizado como apoio a iniciativas de formação presencial no campo da política de drogas. O portal necessita de um rápido cadastro para ter acesso aos conteúdos que contam com textos, vídeos, infográficos animados e outros recursos.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg