Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais de perícia do Pará são atualizados sobre local de crime

Destaque

Profissionais de perícia do Pará são atualizados sobre local de crime

por publicado: 19/12/2017 18h30 última modificação: 19/12/2017 18h57
Capacitação inclui temas de balística, laboratório, papiloscopia e medicina legal

Pará 191217.jpeg

Brasília 19/12/17 - Começou na segunda-feira (18), em Belém (PA), o curso de 'Perícia em Local de Crime Integrado com a Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal' promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) . O curso está sendo realizado pela primeira vez no estado e segue até a próxima sexta-feira (22). Ao todo, 35 peritos criminais que atuam em Belém e nas unidades regionais foram escolhidos para participarem do curso.

Essa é a 13º edição do curso, que visa qualificar os profissionais de perícia para atuação integrada em local de crime e visa o fortalecimento da perícia forense, que é um mecanismo jurídico e técnico-científico no auxílio na elucidação de crimes. As aulas acontecem no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC).

Para Rinaldo de Souza, diretor de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal (Depaid) da Senasp/MJ, essa ação fortalece a atuação policial, uma vez que qualifica a produção da prova técnica. “Com investimentos de R$ 13 milhões em 2017, e em complemento às ações de ensino dos entes federados, a Senasp tem buscando continuamente ofertar capacitação aos profissionais de segurança pública, seja na modalidade a distância ou presencial”, destaca.

Até o fim do curso serão trabalhadas as seguintes disciplinas: Direitos Humanos, Cadeia de Custódia, DNA Aplicado a Locais de Crime, Balística Aplicada a Locais de Crime, Medicina Legal em Local de Crime, Entomologia Aplicada a Locais de Crime, Perícia Papiloscópica Forense, Local de Crime - Aspectos técnicos, metodológicos e biossegurança em exames periciais, Informática Forense e Atividades Laboratoriais. Ao fim do curso, os peritos passarão por uma avaliação teórica para que possam ter direito ao certificado.

Além de propiciar a interação e troca de aprendizagem entre os participantes, o curso promoverá mais qualidade aos laudos periciais, segundo o perito criminal Mário Guzzo. “O curso é uma excelente oportunidade para os peritos aprimorarem seus conhecimentos e trocarem experiência com os professores, que são peritos criminais em outros Estados”, afirma Guzzo, que é coordenador de Aperfeiçoamento e Pesquisa do CPC e está à frente desta edição da capacitação.

Participante do curso, Elinaldo Silva considera a qualificação profissional essencial para trabalho dos peritos, principalmente para os que estão distantes da sede em Belém. “É uma oportunidade que a Senasp está oferecendo aos peritos criminais por intermédio do Centro de Perícias, principalmente para nós que ficamos distantes da sede. O curso aperfeiçoa nossos conhecimentos sobre os procedimentos adotados nacionalmente”, destacou o perito criminal, que gerencia unidade regional de perícia de Santarém (PA).

 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg