Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto brasileiro Visita Virtual é apresentado em reunião da ONU na Áustria

Destaque

Projeto brasileiro Visita Virtual é apresentado em reunião da ONU na Áustria

por publicado: 23/05/2017 13h14 última modificação: 23/05/2017 13h40

Brasília, 22/05/17 - O projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial, iniciativa desenvolvida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) e pela Defensoria Pública da União (DPU), é apresentado na 26ª Sessão da Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, nesta terça-feira, em Viena na Áustria.

A coordenadora-geral das Assistências nas Penitenciárias do Depen, Jocemara Rodrigues Silva, que mostrará a iniciativa brasileira em Viena, acredita na expansão para outros países. “Poderá haver estudos, inclusive, para atender presos estrangeiros que se encontram custodiados no Brasil”, declara Jocemara Rodrigues.

Regulamentado em 2010, após uma parceria entre o Depen e a DPU, o projeto possibilitou 5.578 visitas e 950 Videoconferências Judiciais. Atualmente, as sedes das DPUs em todas as capitais possuem um equipamento de viodeconferência, que permite tanto a visita dos parentes aos presos quanto à realização de audiências virtuais, fato que reduz os custos públicos com transporte e segurança de detentos.

Os familiares também são beneficiados ao manter contato com os presos, sem a necessidade de longas viagens. Isso porque a finalidade das quatro prisões federais é apoiar os estados no isolamento de lideranças do crime organizado e, nesse caso, eles ficam distante do local de atuação de suas organizações.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg