Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proposta de mudanças na política sobre drogas será votada nesta quinta-feira

Destaque

Proposta de mudanças na política sobre drogas será votada nesta quinta-feira

por publicado: 28/02/2018 15h13 última modificação: 28/02/2018 16h05
Resolução que será apreciada por conselheiros do Conad endurece as diretrizes quanto ao uso de entorpecentes no Brasil

Conad

Reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) de fevereiro           Foto: Isaac Amorim


Brasília, 28/2/18 – Está marcada para esta quinta-feira (1º) a reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) que irá decidir se aprova a proposta de resolução que sugere mudanças na Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e endurece as diretrizes quanto ao uso de entorpecentes no Brasil. Apesar de não ter força de lei, a medida servirá para orientar os órgãos da administração pública quanto à elaboração e execução de políticas sobre o tema.

Apresentada em dezembro de 2017 pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, membro titular do Conselho, a proposta precisa ser deliberada pelos integrantes. Na última reunião do grupo, que ocorreu no dia 1º de fevereiro, houve pedido de vista coletivo para análise da matéria.

A resolução possui dois artigos. O primeiro pede fortalecimento das diretrizes da PNAD, aprovada pelo Decreto 4345, de agosto de 2002. Diz que é necessário aprimoramento das ações de prevenção, acolhimento, formação, pesquisa, cuidado e reinserção social.

O artigo primeiro sugere ainda que a PNAD deve considerar aspectos legais, culturais e científicos, e levar em consideração a posição majoritariamente contrária da população brasileira quanto a legalização de drogas. Pede também que a PNAD considere estudos técnicos e outros elementos produzidos pela comunidade científica capazes de avaliar as práticas atuais. O objetivo disso é apontar caminhos de efetiva e eficaz utilização dos recursos disponíveis para a estruturação de programas e projetos.

O segundo artigo determina que o Ministério da Justiça implemente as políticas previstas na própria resolução mediante alteração dos documentos legais de orientação à PNAD, atualização da posição contrária à legalização das drogas do Governo Brasileiro, dos fóruns e dos organismos internacionais, além de adequação de projetos e programas.

A proposta pede a imediata integração institucional e legal da gestão de programas entre os ministérios da Justiça, da Saúde, do Desenvolvimento Social e do Trabalho, entre outras medidas.

“ Essa integração institucional é a demonstração segura do governo de que, cada vez mais, as políticas públicas devem ser construídas de forma articulada com foco nos vários ângulos que o tema requer”, afirma Humberto Viana, secretário nacional de Políticas sobre Drogas. 

Na pauta da reunião Ordinária do Conad também está prevista a leitura e aprovação da ata da reunião anterior e o pedido para que os conselheiros apresentem propostas para a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, marcada para junho deste ano. 

Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas

Onde: Ministério da Justiça

Quando: 1º de março

Horário: 10h às 12h

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg