Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede-LAB capacita integrantes e expande sua metodologia para Peru e Bolívia

Destaque

Rede-LAB capacita integrantes e expande sua metodologia para Peru e Bolívia

por publicado: 22/08/2016 17h31 última modificação: 22/08/2016 17h31
Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) realiza curso de capacitação e convida participantes da Bolívia e Peru, interessados em utilizar a metodologia desenvolvida pelo Brasil para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Brasília, 22/8/16 - O Ministério da Justiça e Cidadania realiza, de 22 a 26 de agosto, o XII Curso de Análise LAB-LD, promovido pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJ). Para esta edição participam 42 inscritos, dentre os quais, quatro participantes internacionais, dois da Bolívia e dois do Peru. A proposta do curso, realizado pela Coordenação dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), é instruir os integrantes com conceitos básicos da Gestão de casos do LAB-LD, Metodologia de Análise e Tecnologia de Análise LAB-LD, Análise Fiscal e Patrimonial, Análise Bancária e Técnicas de Investigação. 

Como a Rede-LAB visa articular a atuação dos LAB-LD, de modo a promover e regular a operação colaborativa entre eles, o Curso de Análise conta com a participação de instrutores da Rede-LAB, com vasta experiência, que se dispõem a colaborar e compartilhar suas experiências técnicas para análise de dados com os demais integrantes. 

Além de prover conhecimento técnico com aulas expositivas sobre análise de dados, o curso foca em casos práticos para orientar as análises dos casos reais. Também, gera a oportunidade de conectar profissionais que atuam em diferentes localidades do país para trocar informações, experiências e melhores práticas. 

Cooperação com Bolívia e Peru
Na manhã do dia 22, será realizada reunião trilateral entre a Coordenação da Rede-LAB e representantes do Peru e Bolívia para avaliação da viabilidade de formalização de cooperação internacional para auxílio mútuo no combate à lavagem de dinheiro. Desde 2013, há tratativas com a Bolívia que tem interesse de utilizar as mesmas tecnologias e metodologia da Rede-LAB em seu território. Recentemente, o Peru também demonstrou interesse em formalizar a cooperação com o Brasil, com o mesmo intuito. Participam ainda do encontro representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da unidade de Tratados e Foros do DRCI/SNJ.

Rede-LAB
A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2009, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. A ideia do laboratório surgiu da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em 2006. O primeiro LAB-LD foi instalado no DRCI/SNJ, em 2007, órgão gestor da REDE-LAB que atualmente conta com 56 unidades, sendo 39 em operação e outras 17 em instalação.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg