Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção da Austrália desembarca no ES com esquema de segurança definido

Seleção da Austrália desembarca no ES com esquema de segurança definido

por publicado: 28/05/2014 17h36 última modificação: 28/05/2014 17h36

Brasília, 28/5/14 – A 15 dias para o início da Copa do Mundo, a capital do Espírito Santo, Vitória, é a primeira cidade do Brasil a receber uma seleção que disputará a competição. No grupo B do torneio, a Austrália enfrenta na fase de classificação as finalistas da última Copa, Espanha e Holanda, e ainda a seleção chilena, terceira colocada nas eliminatórias da América do Sul.

Os australianos terão como centro de treinamento a cidade de Cariacica, na região metropolitana da capital. A exemplo de Sergipe e Alagoas, também subsedes, as polícias do Espírito Santo receberam treinamentos e investimentos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), para alinhar ações operacionais no deslocamento das seleções e autoridades e no trabalho cotidiano de policiamento.

 O secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, disse que o estado está preparado para garantir a segurança dos turistas e das delegações. "O Espírito Santo se preparou muito bem, com uma série de investimentos. Adquirimos viaturas, novos equipamentos de segurança, além dos trajes antitumulto", diz o secretário.

 Haverá um plano integrado de segurança, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), que integra as polícias federal, rodoviária federal, militar, civil bombeiros, Infraero, Marinha e Exército. "É um protocolo nacional usado para grandes eventos", completa o secretário, reforçando o que foi definido pelo governo federal.

 Também foi definido o aumento no efetivo da PM. Militares que estão de folga e ainda os que nem se formaram na academia militar estarão trabalhando. Haverá também mais equipes de policiais rodoviários federais e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que vão orientar motoristas para possíveis retenções durante o percurso e treinamento das delegações na Grande Vitória.

Já a seleção de Camarões chega ao Espírito Santo no dia 8 de junho. Todo o translado entre o aeroporto até os hotéis em que ficarão as seleções, além do percurso do hotel para os estádios em que serão realizados os treinos, serão feitos com escolta, simulada exaustivamente pelas equipes de segurança locais e as tropas federais do Ministério da Justiça e da Defesa.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315