Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário discute universo prisional e reintegração do egresso

General

Seminário discute universo prisional e reintegração do egresso

por publicado: 16/09/2013 17h45 última modificação: 21/02/2014 09h22
O universo prisional e a reintegração de egresso é tema de debate que acontece nesta segunda (16) e terça-feira (17) no II Seminário de Pesquisa do Observatório Nacional do Sistema Prisional (Onasp). O evento é fruto de parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocorre.

O universo prisional e a reintegração de egresso é tema de debate que acontece nesta segunda (16) e terça-feira (17) no II Seminário de Pesquisa do Observatório Nacional do Sistema Prisional (Onasp). O evento é fruto de parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocorre. As duas instituições estão empenhadas desde 2012 em realizar pesquisas científicas com a finalidade de estabelecer a metodologia de construção do Onasp.

O projeto de pesquisa do Observatório Nacional do Sistema Prisional envolve investimento de mais de R$ 1 milhão. O objetivo é realizar um mapeamento de quem faz pesquisa sobre o tema e que tipo de pesquisa é realizada, criando assim uma grande rede de especialistas no assunto, promovendo o debate entre esses.

Atualmente, um levantamento constatou que, entre 1987 e 2011, 575 trabalhos científicos (inclui teses e dissertações) abordaram o tema. Desses, mais de 50% (290) nos últimos 5 anos e quase 75% (429) nas regiões Sul e Sudeste. A partir desse levantamento foi criada uma rede de 151 pesquisadores.  

O I Seminário de Pesquisa do Onasp aconteceu em 14 de dezembro do ano passado e tratou de temas como a função da pena, educação, saúde e trabalho no sistema prisional

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br