Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon comemora o Dia do Consumidor

Destaque

Senacon comemora o Dia do Consumidor

por publicado: 15/03/2016 11h26 última modificação: 15/03/2016 12h00
A data é celebrada nesta terça-feira (15) com programação voltada aos Procons do país

Brasília, 15/03/16 - Com a agenda de trabalho focada no fortalecimento da proteção dos direitos dos consumidores, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) comemora a data com programação voltada a quem realiza os atendimentos no Brasil, os Procons. 

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, visita durante esta semana os Procons municipais de Jundiaí, Santos e São Paulo. Ela acredita que uma grande entrega para os cidadãos é possibilitar soluções mais rápidas e efetivas para quem não tem tempo a perder. “O consumidor quer resolver seus problemas rapidamente e uma forma de conseguir isso é por meio do Consumidor.gov.br, que soluciona problemas de consumo em até 10 dias. E isso não seria possível sem o apoio e o trabalho dos Procons do Brasil”, ressalta a secretária.   

Para celebrar a data, o Procon municipal de Santos lança nesta terça-feira (15) o aplicativo de atendimento ao consumidor. De acordo com o coordenador Rafael Quaresma, entre as inúmeras funcionalidades, o aplicativo irá permitir que o consumidor registre uma denúncia sem precisar ir a um órgão especializado. “Caso o cidadão visualize um produto vencido sendo comercializado, por exemplo, ele poderá compartilhar a informação com o setor de fiscalização, em tempo real”, explica o coordenador do Procon de Santos. 

Além disso, será possível realizar o registro da reclamação, consultar o Código de Defesa do Consumidor e acessar respostas para as dúvidas mais frequentes dos consumidores. “Pensamos em facilitar e desburocratizar o acesso ao Procon por meio do aplicativo”, disse Rafael. Será lançado também o audiolivro do Código.     

A secretária Juliana também participa nesta terça-feira da assinatura do decreto de criação do Procon Paulistano pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Na ocasião também será assinado com a prefeitura o Termo de Cooperação Técnica com a Senacon para que esse Procon já nasça integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e para firmar o apoio ao Consumidor.gov.br. "A criação do Procon é um avanço para os consumidores do município de São Paulo, pois inaugura mais um espaço para solucionar os problemas de consumo”, ressaltou Juliana. 

Também como parte da semana em homenagem ao consumidor, na segunda-feira (14), o Procon municipal de Jundiaí, em São Paulo, realizou evento com a participação da secretária Juliana, que ministrou a palestra ‘O papel da defesa do consumidor na era do consumidor 2.0’. Para o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia, a contribuição foi de extrema importância. “Ficamos honrados por receber a secretária Juliana que falou sobre esse novo consumidor mais ativo e consciente sobre seus direitos e deveres”, avaliou Adilton. 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928