Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon lança portal de consulta às informações dos Procons

Destaque

Senacon lança portal de consulta às informações dos Procons

por publicado: 26/04/2016 16h06 última modificação: 26/04/2016 16h09
Com o lançamento do novo módulo fica disponível a consulta de informações por tipos de atendimento, áreas específicas e assuntos mais demandados

Brasília, 26/04/16 - O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (25), novas ferramentas de consulta de informações dos  registros de atendimento realizados pelos Procons em todo país. Além da consulta por números absolutos ou por áreas de interesse, é possível acessar tipos de atendimento (consulta ou reclamação), atendimentos por áreas específicas (telefonia celular, telefonia fixa, cartão de crédito, tv por assinatura) por assuntos mais demandados (cobrança indevida, contrato, por exemplo), entre outros.

 A ferramenta apresenta informações por meio de gráficos e índices, o que colabora com o entendimento e facilita a visualização do assunto pesquisado. Segundo a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, “a novidade traz como principal avanço a ampliação da transparência desses dados,  fundamental para aperfeiçoar o monitoramento dos principais problemas vivenciados pelos consumidores.”

Além disso, o sistema permite que seja feita uma comparação das questões mais demandadas com o uso de filtros por ano, estado, Procons, e ainda disponibiliza informações de faixa etária e gênero, que permite traçar o perfil mais preciso da natureza das reclamações que chegam aos órgãos de defesa do consumidor.

O Sindec é o sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons. O sistema consolida registros em bases locais e forma um banco de informações nacional sobre problemas enfrentados pelos consumidores. Desde sua criação, a rede de Procons  integrados ao Sindec cresce progressivamente e a base de dados consolida, atualmente, mais de 15 milhões de registros de atendimentos a consumidores e mais de 400 Procons em todo Brasil.