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Serviço telefônico Ligue 132 completa 10 anos

por publicado: 22/06/2015 15h33 última modificação: 22/06/2015 15h33
Call-center orienta e informa sobre os riscos do uso indevido de drogas e seus efeitos no organismo, bem como oferece auxílio para buscar locais de tratamento

Brasília, 22/6/15 - O serviço de orientações e informações denominado Ligue 132 completa, no dia 21 de junho, 10 anos de funcionamento. Ele presta atendimento telefônico  com orientação e informações sobre os riscos do uso indevido de drogas e seus efeitos no organismo, bem como oferece auxílio para buscar locais de tratamento.

O atendimento telefônico do Ligue 132 é gratuito e aberto à toda população brasileira. E, para evitar constrangimentos, a pessoa não precisa se identificar. Não é um serviço de denúncias. A central oferece orientações e informações sobre drogas lícitas e ilícitas, condução de usuários em crise, indicação de centros de tratamento, esclarecimento de dúvidas sobre o consumo, prevenção, tratamento e serve de fonte de pesquisas escolares e acadêmicas.

Atualmente o call-center conta com um supervisor de mestrado, dois supervisores de doutorado e 80 atendentes. O perfil dos consultores (atendentes) são alunos de graduação na área de saúde (medicina, farmácia, psicologia, biologia, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional). O serviço funciona 24h por dia.

Nesses dez anos de funcionamento, foram gerados 1.384.558 registros de atendimento. Dentro desse universo, foi possível prestar apoio efetivo para um total de 284.330 indivíduos com interlocuções que tiveram duração média de 20 a 50 minutos.

Para comemorar a data, será realizado em Porto Alegre, sede do serviço, um ciclo de palestras. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.amtepa.com.br. Essa programação faz parte da 17ª Semana Nacional sobre Drogas.

 Perfil:

 Desde 2012, quando o serviço passou atender 24 horas, o perfil predominante de quem liga é de homens, com idade maior de 35 anos (32%), com ensino médio incompleto, solteiro e com renda familiar de até 5 salários mínimos.

 O atendimento foi prestado a usuários de drogas (41,7%), seus familiares (26,4% - pais 1,2%, mães 10,6%, e outros parentes 14,6%), amigos (4%), profissionais de outras áreas que não da saúde (0,3%) e centros de tratamento ou profissionais da saúde (1,4%). Não foi informada a origem das ligações em 26,2% dos casos.

A droga mais questionada nesse período por não usuários foi a cocaína (31%). Já pelos usuários propriamente foram álcool (73%), tabaco (62%) e cocaína (60%).

Dentre as principais dúvidas estavam: perguntas referentes aos efeitos das substâncias no organismoe locais para ajuda e tratamento. No caso de usuários é muito frequente perguntar como eles podem “parar” de utilizar a substância. Já familiares ligam para conversar e esclarecer quais os melhores procedimentos e maneiras para lidar com um usuário de drogas.

Aproximadamente, 25% a 35% dos usuários de drogas procuraram orientação para suspender o uso de álcool, tabaco, maconha e cocaína. 

Segue abaixo a indicação do Estado de origem da chamada das ligações atendidas pelos consultores (n=134.822)

 

ESTADOS

Freqüência (n°)

Percentual (%)

ALAGOAS

629

          0,47

AMAPÁ

150

          0,11

AMAZONAS

1026

          0,76

BAHIA

4850

          3,60

CEARÁ

3001

          2,23

DISTRITO FEDERAL

2100

          1,56

ESPÍRITO SANTO

1623

          1,20

GOIÁS

2549

          1,89

MARANHÃO

2589

          1,92

MATO GROSSO

1635

          1,21

MATO GROSSO DO SUL

946

          0,70

MINAS GERAIS

7750

          5,75

PARÁ

2007

          1,49

PARAÍBA

1678

          1,24

PARANÁ

3172

          2,35

PERNAMBUCO

4976

          3,69

PIAUÍ

1655

          1,23

RIO DE JANEIRO

9230

          6,85

RIO GRANDE DO NORTE

1226

          0,91

RIO GRANDE DO SUL

8969

          6,65

RONDÔNIA

514

          0,38

RORAIMA

92

          0,07

SANTA CATARINA

1754

          1,30

SÃO PAULO

18849

        13,98

SERGIPE

726

          0,54

TOCANTINS

546

          0,40

Acre

243

          0,18

Não Informou

50337

        37,34

Total

134.822

100

 

O serviço Ligue 132 foi inaugurado dia 21 de junho de 2005 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A criação do serviço foi anunciada na abertura da 6ª Semana Nacional Antidrogas, no Palácio do Planalto, quando foi celebrado  convênio entre o Serviço de Informações sobre Substâncias Psicoativas (SISP) e a Senad/MJ.

 Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad - 2025-7329