Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tecnologia auxilia Polícias no combate a crimes em fronteiras e divisas

General

Tecnologia auxilia Polícias no combate a crimes em fronteiras e divisas

por publicado: 10/09/2013 19h16 última modificação: 21/02/2014 09h31
O investimento para a compra de mais 38 scanners veiculares alia a técnica policial a uma tecnologia que já faz a diferença nos 16 mil quilômetros de fronteira terrestre do Brasil. O equipamento impressiona pela análise rápida e informações detalhadas que podem repassar a uma equipe policial.

O investimento para a compra de mais 38 scanners veiculares, feito pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, alia a técnica policial a uma tecnologia que já faz a diferença nos 16 mil quilômetros de fronteira terrestre do Brasil. Em um encontro com 11 secretários da Segurança Pública, de Estados que possuem limites com países, na manhã desta terça-feira (10), o ministro José Eduardo Cardozo anunciou o processo de aquisição dos novos scanners veiculares, que serão repassados para as polícias estaduais. Cinco já são utilizados desde o ano passado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O equipamento impressiona pela análise rápida e informações detalhadas que podem repassar a uma equipe policial. Parado ou em movimento, o equipamento é um verdadeiro raio-x feito em veículos, de baixo pra cima, de uma lateral à outra. Com os cinco primeiros scanners comprados pelo MJ, a PRF apreendeu centenas de quilos de drogas, material de contrabando e descaminho, armas de fogo que seriam vendidas em Estados distantes das fronteiras e pessoas viajando de forma irregular.

                     

O carro tem capacidade de operação de oito horas seguidas, possibilitando o flagrante imediato ou ainda que os policiais se comuniquem e promovam uma abordagem mais tática, em outro ponto da rodovia, com uma maior quantidade de agentes e com mais segurança. Todas as imagens são gravadas e também vão municiar as Secretarias da Segurança Pública dos Estados de um banco de imagens que servem para a realização de diligências durante o inquérito policial, auxiliando também a Polícia Judiciária.

A tecnologia não servirá apenas para combater crimes mais comuns nas fronteiras, como contrabando e tráfico de drogas, mas também vai inibir a circulação de quadrilhas organizadas responsáveis por explosões de caixas eletrônicos e assaltos a agências bancárias, que cresce em Estados do Norte e Nordeste e aumenta a taxa de outros crimes violentos, como homicídios e latrocínios.

Os veículos serão adquiridos em um processo licitatório internacional, com um custo estimado de U$ 66,5 milhões. A Senasp também realiza procedimentos administrativos para que os Estados possam adquirir, através de registro formal de preços, outros veículos com as mesmas características.

 Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br