Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Teleconferência encerra curso de prevenção de drogas para líderes comunitários

General

Teleconferência encerra curso de prevenção de drogas para líderes comunitários

por publicado: 12/11/2013 18h05 última modificação: 21/02/2014 14h36

Termina nesta quarta-feira (13) a quinta edição do curso Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional Sobre Drogas (Senad/MJ) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Uma teleconferência reunindo formandos de todo o Brasil marca o encerramento das aulas. A transmissão será feira das 14h às 16h pela TV UFSC, NBR e IPTV por meio do endereço eletrônico https://server.stream.ufsc.br/nute.

Participam da teleconferência especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (Cetad), da Senad/MJ e da UFSC.

O curso é destinado a lideranças comunitárias, que são treinadas para lidar com a problemática do consumo de drogas. O currículo trata de diferentes contextos de uso de drogas e as abordagens específicas exigidas para cada situação.

O plano de aulas se baseou em programas preventivos nas escolas; população em situação de rua e uso de drogas; controle do uso de álcool para menores e hora de fechamento de bares e boates; ações de redução de danos em baladas; e álcool e trânsito. 

A coordenadora geral de política de prevenção, tratamento e reinserção social da Senad, Andréa Leite, explicou que após as inscrições, os alunos recebem vários módulos na própria residência, com todo o planejamento do curso.

“Preparamos um material que os alunos olhem o usuário como um cidadão, como outro qualquer e que precisa de ajuda. E isso permeia toda a didática do curso, compreendendo que é necessária uma atenção especial a essas pessoas. Trabalhamos para evitar a estigma e fazer com que o usuário tenha acesso a serviços de saúde”, comentou.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br