Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidades especializadas de fronteira capacitam 554 policiais em 2013

General

Unidades especializadas de fronteira capacitam 554 policiais em 2013

por publicado: 13/12/2013 12h22 última modificação: 21/02/2014 10h48
Equipes são treinadas para prevenir e reprimir delitos típicos da faixa de fronteira, como tráfico de drogas e de armas

Brasília, 13/12/13 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) atingiu a marca de 554 policiais civis, militares, federais e rodoviários formados no Curso de Unidades Especializadas de Fronteira e Curso Policiamento de Vias Hídricas de Fronteira. Foram 16 turmas ao longo de 2013. A última edição deste ano foi concluída nesta sexta-feira (13), com a formatura de 38 participantes em São Luiz Gonzaga (RS), município próximo do limites territoriais do Brasil com a Argentina.

De acordo com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, as equipes são treinadas para prevenir e reprimir os delitos típicos da faixa de fronteira, como o tráfico de drogas e de armas. “Esses profissionais de segurança pública atuam em equipes criadas para patrulhar as regiões limítrofes, sejam elas urbanas, de selva ou de rio. Todos que passaram pelas capacitações realizadas pela Senasp/MJ atuam em unidades situadas em municípios brasileiros na faixa de fronteira", cita Miki.

É o caso do capitão Alexandre Moreira Pereira, que trabalha em Ijuí (RS). No último mês de julho, ele participou do curso em Porto Velho (RO) e, neste mês de dezembro, foi instrutor no curso em São Luiz Gonzaga (RS). "Além de ter acesso a novos conhecimentos, úteis à minha atividade, pude trocar experiências com colegas de outras polícias e que atuam nos lugares mais distantes e diferentes. Ao final, pude levar para a minha unidade experiências e técnicas que contribuem para um melhor serviço", definiu.

Parceria e Multiplicação

A região de fronteira do Brasil com outros 10 países da América do Sul soma uma extensão de 16,8 mil quilômetros. Para Regina Miki, esse cenário demanda que o Brasil prepare, de forma ainda mais qualificada e contínua, os policiais que monitoram essas áreas, em parceria com as instituições de segurança da União e dos estados aos quais são vinculados.

Assim como em São Luiz Gonzaga, as instruções do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira reúnem 16 disciplinas e duram, em média, três semanas. Entre as instruções estão 'Reconhecimento e Identificação de Drogas'; 'Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças'; 'Identificação de Artefatos Explosivos'; 'Busca Veicular'; e 'Táticas para Confrontos Armados'.

Os cursos são realizados em parceria com as instituições de segurança pública federais e estaduais em diversas localidades, com turmas selecionadas e formadas por policiais experientes. Além de capacitar operadores, o Curso de Unidades Especializadas de Fronteira também forma multiplicadores – profissionais que são capacitados para serem instrutores, em edições com o dobro da carga horária de aulas.

Além da edição de Porto Velho (RO), a outra edição de capacitação para multiplicadores de 2013 foi realizada em Oiapoque (AP). Já as 14 edições para formação de operadores aconteceram em Guajará-Mirim, Vilhena, Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé (RO); Santana do Livramento, Jaguarão, São Luiz Gonzaga e Santa Rosa (RS); Laranjal do Jari (AP), Dourados (MS) e duas vezes em Porto Esperidião (MT) e mais duas em Marechal Cândido Rondon (PR), totalizando 526 policiais formados.

A lista ainda inclui outros 28 alunos do Curso de Policiamento de Vias Hídricas de Fronteira, em Cáceres (MT), totalizando 554 capacitados em 2013 para atuação na fronteira.


Por Allan de Carvalho

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br