Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acervo sobre OVNIs é um dos mais visitados no Arquivo Nacional

Acervo sobre OVNIs é um dos mais visitados no Arquivo Nacional

por publicado: 25/05/2015 17h44 última modificação: 25/05/2015 17h53
As consultas podem ser feitas pela Internet ou presencialmente no Rio e em Brasília

Brasília, 25/5/15 - O ano era 1956 quando o professor João Freitas Guimarães visitava a trabalho a cidade de São Sebastião (SP). Foi em um passeio noturno na praia que ele viu submergir da água um objeto muito grande e esférico de onde saíram dois homens. Eles eram altos, pele e olhos claros. Usavam uma espécie de macacão verde que se estreitava na altura do pescoço, punhos e tornozelos.

Os tripulantes convidaram João para dar uma volta na nave. A comunicação foi estabelecida por meio de telepatia. Durante cerca de 40 minutos ele viajou no disco voador. Um outro encontro foi marcado para dali a um ano no mesmo lugar. Mas com a divulgação do caso, João achou que os novos amigos ficaram inibidos de comparecer ao segundo encontro.   

 A história de João está relatada e arquivada no acervo sobre Óvnis do Arquivo Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O conjunto de informações é o mais acessado do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Nele é possível consultar fotos, áudios e vários tipos de documentos sobre este tipo de fenômeno.

 Além de ser acessível pela Internet, o usuário pode visitar as unidades do arquivo nacional no Rio de Janeiro, ou na coordenação regional em Brasília. No atendimento ao usuário é necessário fazer um cadastro para acessar as informações nos computadores do Arquivo.

Lá o usuário terá à sua disposição fotos, vídeos, áudios, relatórios da aeronáutica, boletins, informes e uma gama de documentos, que vão desde relatos de pessoas que avistaram Objetos Voadores Não Identificados até relatos de viagens em naves interplanetárias.

Escolas, universidades e institutos técnicos visitam bastante o Arquivo para mostrar as ferramentas de pesquisa aos alunos. O usuário interessado em pesquisar os documentos do AN pode enviar mensagem para o e-mail consultasdf@arquivonacional.gov.br ou ligar para (61) 3344-5140, que prestaremos as orientações necessários. Por sua vez, os documentos do OVNI são acessíveis pelo link https://www.an.gov.br/sian/

Sobre o Arquivo Nacional

A segunda instituição mais antiga do país nasceu em 1838 com o intuito de guardar os documentos públicos. No total, o Arquivo Nacional tem mais de 55 km de documentos textuais sob sua guarda, além de 1.7 milhão de fotografias e negativos. Só na regional de Brasília são mais de 15 Km de documentos de vários acervos, tratados e dispostos para o pleno acesso dos cidadãos.

Boa parte dos documentos relativos a OVNIs são provenientes de um setor criado em 1969 para investigar fenômenos aparentemente sobrenaturais, chamado Sistema de Investigação de Objetos Aéreos não Identificados, que se propunha a investigação científica de fenômenos. O SIOANI - Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados - foi criado dentro da Quarta Zona Aérea da FAB, em São Paulo - hoje denominado IV COMAR.

Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br