Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acervo Virtual reúne documentos históricos da Anistia

Acervo Virtual reúne documentos históricos da Anistia

por publicado: 06/11/2015 17h09 última modificação: 06/11/2015 17h09
Site reúne dados referentes a perseguições e processos de justiça transicional

Brasília, 6/11/15 - A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça  sistematizou dados referentes a perseguições e processos de justiça transicional – estratégias para enfrentar o legado de violências passadas – que ocorreram durante a democratização do país em um site temático. É o Projeto Acervo Virtual, que tem o objetivo de juntar e organizar os dados cedidos pelo político e economista Teotônio Vilela e as informações de Documentos Históricos de várias instituições, além do acervo da própria Comissão de Anistia.

Idealizado como uma ferramenta pedagógica e conhecimento pela memória, o Acervo Virtual visa o desenvolvimento da cidadania e o fortalecimento da democracia no Brasil. O site também foi pensado como uma forma de ensinar as novas gerações por meio do passado histórico brasileiro.

 O acervo digital é composto por outros acervos que tratam sobre as fases do processo da anistia política no Brasil, como do CBA-SP, Movimento Feminino pela Anistia e outros; por registros em vídeos e filmes, documentos oficiais produzidos pelos órgãos repressores no período ditatorial, coleções de cartazes e muitas imagens das Caravanas da Anistia, panfletos e recortes de jornais recolhidos de várias fontes locais e nacionais, contidos nos acervos reunidos.

Entre os acervos de relevante importância histórica disponibilizados pelo projeto estão publicações e os materiais audiovisuais da Comissão, fruto dos projetos Caravanas da Anistia, Marcas da Memória bem como os documentos do Tribunal Russel II, que organizou na Itália sessões de denúncia à repressão na América Latina no período de 1974, totalizando cerca de 70.000 páginas desse acervo inédito – que irá compor também o Centro de Documentação do Memorial da Anistia.

 A iniciativa vai ao encontro com os eixos do Programa Brasileiro de Reparação, principalmente no que tange à reparação coletiva e transindividual, além de imprimir transparência aos trabalhos da Comissão de Anistia, possibilitando a disseminação da informação e conhecimento à sociedade brasileira.

 O Acervo Virtual da Anistia é uma realização da Comissão de Anistia, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais e com o Armazém Memória  que disponibiliza parte do acervo documental e audiovisual referente à Anistia de 1979, disperso em diversos arquivos de todo o país. Acesse em https://memorialanistia.org.br/.


Sobre a Comissão de Anistia

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça é um órgão que tem como competências a reparação àqueles que tiveram seus direitos violados por motivação exclusivamente política durante o período ditatorial e a promoção de políticas de memória, contribuindo para a efetivação do processo transicional brasileiro apoiado nos valores próprios da Justiça de Transição: o direito à reparação, à memória e à verdade.

 No âmbito do seu projeto Marcas da Memória apoia as iniciativas da sociedade civil referentes a processos de memorialização que contribuem para reflexões críticas e novas leituras acerca da história dos períodos de exceção, valorizando as lutas coletivas que fundamentam a democracia brasileira de hoje. Entre as iniciativas apoiadas pelo Marcas da Memória inclui-se o projeto Acervo Virtual da Anistia (https://memorialanistia.org.br/)  que foi realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e Armazém Memória por meio de edital público em parceria com a Comissão de Anistia Virtual.

 

            Ministério da Justiça
           
facebook.com/JusticaGovBr
           
flickr.com/JusticaGovbr
           
www.justica.gov.br
           
imprensa@mj.gov.br

            (61) 2025-3135/ 3315/ 9962