Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional celebra Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Destaque

Arquivo Nacional celebra Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

por publicado: 27/10/2017 17h41 última modificação: 27/10/2017 17h49
Evento marcado para o dia 1º de novembro, no Rio de Janeiro, irá alertar sobre a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro

Arquivo Nacional

Rio de Janeiro, 27/10/17 - Em homenagem ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, celebrado em 27/10, o Arquivo Nacional promove o evento “Descubra, lembre e partilhe: os arquivos na era digital”, dia 1º de novembro, das 9h às 13h.  

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é uma comemoração aprovada pela Conferência Geral da UNESCO, em 2005, como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações.  

Todos os anos a data é celebrada com debates e eventos, em consonância com a orientação da Federação Internacional de Filmes de Arquivo (FIAF), da qual o Arquivo Nacional é membro. 

Descubra: Cada dia, centenas de milhares de gravações são capturadas, preservadas e descritas por arquivistas para possibilitar a pesquisa, a descoberta, novas interpretações, usos e aproveitamento de imagens em movimento e gravações de som. Comemore as viagens de descoberta tornadas possíveis pelo seu arquivo no seu domínio. Mostre e promova sua missão e trabalho. 

Lembre-se: os arquivos audiovisuais são uma pedra angular da memória do mundo, com gravações que permitem recuperar as gerações futuras e dar um contexto a nossa história, cultura e humanidade compartilhadas por mais de um século. Promover uma maior compreensão do papel único dos arquivos audiovisuais e a necessidade de sua salvaguarda, preservação e proteção como parte do nosso patrimônio mundial. 

Partilhe: A mídia digital criou oportunidades como nunca antes para arquivos se conectarem diretamente com seus públicos, compartilhando e envolvendo novas audiências em plataformas digitais de maneiras sempre novas.

Promova seus eventos de arquivo compartilhados e celebrações com a comunidade de arquivos em todo o mundo. "Discover, remember and share" is the theme of this year's celebration of the World Day for Audiovisual Heritage: https://en.unesco.org/wdah2017 

Programação

09h – Abertura
Diego Barbosa da Silva (diretor-geral substituto do Arquivo Nacional. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais, Mestre em Letras e Doutor em Estudos de Linguagem)

 9h15 - Repositórios Digitais
 Repositório Digital de Imagens em Movimento – A experiência do Arquivo Nacional
Érika Maria Nunes Sampaio (Arquivista – Equipe de Preservação de Documentos Digitais)
 Repositório Legatum – Acesso, representação e preservação digital de acervos arquivísticos audiovisuais de países de idioma latino
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (Historiador, Mestre em História da Arte, Doutor em Ciência da Informação – Professor Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia – UFBA)

Mediação: Adriana Cox Hollós (Museóloga, Mestre em Memória Social, Doutora em Ciência da Informação – coordenadora-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional) 

11h – WITNESS – o vídeo na luta por direitos humanos
Maria Byington (Jornalista, Pesquisadora audiovisual)
Marco Dreer (Graduado em Cinema, Especialista em preservação sonora e audiovisual, Mestre em História, Política e Bens Culturais e Especialista em Cinema Documentário)
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (Historiador, Mestre em História da Arte, Doutor em Ciência da Informação – Professor Titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Victor Ribeiro (Representante da WITNESS no Rio de Janeiro)
Mediação: Aline Camargo Torres (Técnica em Assuntos Culturais do Arquivo Nacional e Mestre em História, Política e Bens Culturais)

Apresentação do Guia de Arquivamento de Vídeo Para Ativistas
12h – Exibição de vídeos do acervo do Arquivo Nacional e da WITNESS

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual no Arquivo Nacional
“Descubra, lembre e partilhe: os arquivos na era digital”
Dia 1º de novembro, das 9h às 13h
Local: Auditório do Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro - Rio de Janeiro)
Entrada gratuita
Serão emitidos certificados
https://www.facebook.com/events/884512678376213

Da Ascom/Arquivo Nacional   


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg