Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional se consolida como equipamento cultural multiuso

Destaque

Arquivo Nacional se consolida como equipamento cultural multiuso

por publicado: 21/12/2016 16h07 última modificação: 22/12/2016 11h33
O ano de 2016 marcou a inserção do AN no roteiro de diversas manifestações culturais e inclusivas. Instituição também assinou acordo com países de língua portuguesa para projetos de preservação da memória

Brasília, 22/12/16 – Conhecido como um órgão de referência para a gestão e preservação dos documentos públicos, o Arquivo Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Cidadania, também explorou neste ano seu potencial para sediar manifestações culturais que ajudam a difundir a riqueza de seu acervo e, simultaneamente, chamam a atenção para a inclusão social.

Localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro, o imponente conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) serviu de palco para exposições, exibições de filmes, palestras e apresentações de música e dança.

“Esses eventos coadunam-se com a visão da atual gestão de transformar as instalações históricas num equipamento cultural multiuso”, afirma José Ricardo Marques, diretor-geral do AN.

Dança

Foto: Agnaldo N. Santos/AN

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a sede do Arquivo Nacional foi adaptada para receber o Gabinete Interino do ministro Alexandre de Moraes, de forma a facilitar a coordenação das ações do Ministério no evento.

Os Jogos também inauguraram uma importante parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que organizou, com o apoio do AN, uma exposição de quadros confeccionados por artistas com deficiência e apresentações de dança sobre cadeiras de rodas. Também houve palestras com o intuito de conscientizar os frequentadores da espaço sobre a importância das relações inclusivas, dentro e fora da instituição.

Cinema de arquivo
De 7 a 16 de novembro, foi a vez de o cinema ocupar o espaço com a realização do Festival Internacional “Arquivo em Cartaz”, que exibiu 54 filmes distribuídos em 33 sessões e sete mostras. A programação também incluiu oficinas, debates e a exposição de documentos originais relacionados aos 100 anos do samba, tema central do evento.

Com grande público, o festival gratuito teve como objetivo colocar em destaque o uso e a importância dos acervos fílmicos para a construção da memória nacional.

Arquivo em cartaz

Foto: Leo Lara/Universo Produções

Preservação de acervo
Com mais de 55 quilômetros de documentos textuais, além de filmes e iconografias (fotos, mapas, ilustrações, etc.), o acervo continuou sendo objeto principal da missão do AN. Em dezembro, foram concluídos a higienização, o acondicionamento e a climatização da área de guarda do acervo de obras raras, assim como o diagnóstico de cerca de 23 mil volumes.

O depósito construído para a guarda dos volumes, com o patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem sistema de climatização, monitoramento ambiental e arquivo deslizante, projetado com características específicas para esse tipo acervo.

Cooperação internacional
Em sua última reunião, que contou com participação do ministro Alexandre de Moraes, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), presidido pelo Arquivo Nacional, aprovou a criação de um fórum de governança de arquivos e encaminhou medidas para a autonomia orçamentária do órgão colegiado, com foco na ampliação de sua presença em escala nacional.

Paralelamente, o Arquivo Nacional assinou um acordo internacional com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o desenvolvimento de ações na área de gestão documental e informações arquivísticas de seus países-membros. O AN já mantém iniciativas de cooperação com países de língua portuguesa na Ásia e na África, capacitando mão-de-obra em gestão e preservação de documentos, com o envio de missões técnicas a Moçambique e Timor-Leste.

Conarq

Foto: Isaaco Amorim/MJC
ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg