Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional retoma reuniões sobre sistema de gestão documental do governo

Destaque

Arquivo Nacional retoma reuniões sobre sistema de gestão documental do governo

por publicado: 07/06/2017 16h05 última modificação: 07/06/2017 16h09
Comissão interministerial do governo federal voltou a se reunir depois de quatro anos para dar sequência à busca de soluções da gestão de documentos e garantir bom acesso de informação à sociedade

Brasília, 07/06/17 – O Arquivo Nacional (AN) retomou as reuniões do fórum de deliberação da gestão documental mais importante do Governo Federal. A Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (Siga) realizou, nesta terça-feira (6), sua primeira reunião de 2017. A última foi realizada em 2013.

A comissão tem como órgão central o Arquivo Nacional, além de cadeiras com voz e voto de representantes de todos os ministérios, Casa Civil, Presidência, Advocacia-Geral da União e órgãos equivalentes. A comissão é um fórum responsável pela governança do Siga e edita normas para toda administração pública federal.

“Essa retomada, depois de três anos, é muito importante para o Arquivo Nacional e para o governo federal como um todo, pois a missão do Arquivo é dar acesso à informação. Não existe acesso à informação se não existir gestão documental. E o Siga é isso: é a gestão documental para garantir o bom acesso da informação para a sociedade”, disse o presidente da comissão, Diego Barbosa.

Visando um maior aprofundamento da gestão de documentos e o bom funcionamento da comissão, foram criados dois Grupos de Trabalhos Técnicos (GTT) com as seguintes temáticas: Patrocinadores para o projeto "Implantação do e-Siga"; e atualização do Regimento Interno da comissão.

Segundo a coordenadora do Siga, Sallya Oliveira, o grupo tem um papel fundamental para a busca de soluções da gestão de documentos: “A situação da gestão documental é um problema da administração pública, não apenas do Arquivo Nacional. Nada mais coerente que todos os seus entes busquem o consenso e a convergência, de forma colaborativa, neste que é o fórum interministerial competente para tal".

O ponto forte da reunião foi a apresentação, pelo Núcleo de Apoio à Governança do SIGA, dos projetos "Desenvolvimento e aperfeiçoamento do SIGA", que visa dinamizar o sistema, e "Implantação do e-Siga", que busca a construção de um sistema que dará suporte informatizado às atividades da comissão e do AN como órgão central do sistema.

O Siga
O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (Siga) foi criado com o Decreto nº 4.915, em 12 de dezembro de 2003, que institui, no âmbito do Governo Federal, um sistema de atividades de gestão de documentos. As principais funções do Siga são:

  - garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas;

  - integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos;

 - disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;

 - racionalizar a produção da documentação arquivística pública;

- racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;

- preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal.

Arquivo


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg