Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim explica a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

General

Boletim explica a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível

por publicado: 16/09/2013 18h00 última modificação: 12/12/2016 16h21

Promessa de ganho financeiro com poucas horas de trabalho por dia, as pirâmides financeiras, podem apresentar sedutoras promessas de lucro a curto prazo, mas acabam causando prejuízo à maior parte de seus participantes ao longo de seu funcionamento. Para esclarecer as diferenças entre marketing multinível, que é uma atividade lícita, de esquemas fraudulentos, como o das pirâmides financeiras, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), lançou a 6ª edição do Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor, elaborado em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Boletim apresenta as diferenças de funcionamento entre os esquemas de pirâmide financeira e as organizações de marketing multinível. A principal diferença entre elas é que na primeira não existe a venda de um produto real que sustente o negócio, ou seja, a comercialização de produtos ou serviços tem pouca importância para a sua manutenção. Assim, para o esquema de pirâmides, a principal fonte de renda é o incentivo à adesão de novas pessoas ao negócio, o que faz com que seu crescimento não seja sustentável. 

Para obter mais informações acerca das diferenças entre pirâmides financeiras e marketing multinível, acesse o 6º Boletim CVM/Senacon.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br

Conteúdo
BoletimConsumidorInvestidor-6.pdf by almerindo.trindade — last modified 12/12/2016 16h20