Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil assume presidência pró-tempore do Mercosul

Brasil assume presidência pró-tempore do Mercosul

por publicado: 18/11/2014 21h07 última modificação: 18/11/2014 21h07

Brasília, 18/11/14 – O Brasil assumiu na última sexta-feira  (14) a Presidência Pró-Tempore do Mercosul para as reuniões de Ministros da Justiça e Interior. O Ministério da Justiça, representado pelo secretário-executivo Marivaldo Pereira, recebeu a presidência rotativa do ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak, durante a 41ª Reunião de Ministros da Justiça do Mercosul e a 35ª Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul, realizada em Buenos Aires (Argentina).

O evento reuniu Estados associados para discutir temas como cooperação e combate de crimes transnacionais, importância da mediação para resolver conflitos e a desmilitarização do sistema penitenciário, entre outros.

O secretário-executivo do MJ ressaltou a importância da integração entre os países latino-americanos para a construção de soluções conjuntas para problemas comuns, como o respeito aos direitos humanos das pessoas presas e ampliação do uso de meios alternativos para a solução de conflitos.

Entre os acordos firmados pelos ministros estão o Protocolo de Segurança em Eventos Esportivos, baseado no modelo adotado durante a Copa do Mundo no Brasil, o Sistema de Intercâmbio de Informação de Segurança do Mercosul e a Declaração Sobre a Prevenção do Tráfico Ilícito de Bens Culturais.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315