Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso Internacional discute Justiça de Transição

Congresso Internacional discute Justiça de Transição

por publicado: 04/11/2015 10h30 última modificação: 04/11/2015 10h30
Estarão presentes no Congresso oito convidados internacionais e quatro nacionais para tratar dos temas da reparação psíquica na América Latina

Brasília, 4/11/15 - A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Rede Latino-Americana de Justiça de Transição (RLAJT) realizam nos dias 5 e 6 de novembro o II Congresso Internacional de Justiça de Transição, constituído por dois encontros. No primeiro dia acontecerá o II Encontro Anual da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição: "Contra a impunidade e o esquecimento: recomendações sobre justiça e arquivos". Já no segundo dia, se dará o II Encontro Nacional da Rede Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia: "Construindo uma Política Pública de Reparação Psíquica a Vítimas de Violência de Estado".

No encontro da RLAJT serão apresentados os dois primeiros relatórios temáticos da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição - Judicialização da justiça de transição na América Latina e Diretrizes para o tratamento de arquivos de direitos humanos e panorama na América Latina . Representantes de nove países também debaterão os dois relatórios temáticos e definirão recomendações para a América Latina em matéria de judicialização da justiça de transição e arquivos de direitos humanos.

No segundo dia do evento o tema será a reparação psíquica a vítimas de violência de Estado. Serão apresentados os relatórios finais sobre os primeiros dois anos e meio do Projeto Clínicas do Testemunho – projeto de reparação psíquica executado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Confira a programação completa.

Estarão presentes no Congresso oito convidados internacionais e quatro nacionais para tratar dos temas da reparação psíquica na América Latina e da violência de Estado na democracia e a atenção psíquica a vítimas do passado e do presente.  Os participantes também debaterão a criação de uma rede latino-americana de reparação psíquica. Veja a lista dos participantes do Congresso.

A participação é aberta a todos os cidadãos e a inscrição pode ser feita por aqui. 

Serviço:

II Congresso Internacional de Justiça de Transição

Dias: 5 e 6 de novembro

Horário: 9h

Local: Finatec – UnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro)

Conteúdo
Programação Justiça de Transição by Renata.castro — last modified 04/11/2015 10h24
Participantes Justiça de Transição by Renata.castro — last modified 04/11/2015 10h28