Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de ensino a distância sobre drogas completa 10 anos

Destaque

Curso de ensino a distância sobre drogas completa 10 anos

por publicado: 28/11/2016 12h37 última modificação: 28/11/2016 12h37
Mais de 55 mil profissionais de saúde e assistência social foram capacitados

Brasília, 25/11/2016 – O Ministério da Justiça e Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), completa 10 anos com o curso Supera (Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso oferece, gratuitamente, formação a profissionais de Saúde e Assistência Social. Abordando a questão relacionada ao uso de substâncias psicotrópicas, o conteúdo aborda as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA). Mais de 55 mil profissionais passaram pela capacitação na última década.

Simpósio comemorativo

Para comemorar os 10 anos do curso e os resultados alcançados até então, a Unifesp realizou, na penúltima semana de novembro, simpósio comemorativo em São Paulo. O evento contou com a presença do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Roberto Allegretti, que destacou o desafio de levar políticas públicas sobre drogas aos mais de 5.500 municípios do país, ressaltando a importância do trabalho de prevenção ao uso de drogas.

“O Supera tem conseguido chegar aonde precisa, alcançando toda a extensão do território brasileiro, levando informação aos agentes que trabalham diretamente com o usuário ou dependente. Mais do que isso, essa difusão de informação recai positivamente sobre nosso trabalho”, declarou Allegretti.

A coordenadora-geral do Supera, Maria Lúcia Formigoni, também marcou presença no evento, explicando que o sucesso do projeto só foi possível graças à participação de vários colaboradores e coordenadores regionais que ajudaram a divulgar o trabalho desenvolvido.