Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso sobre migração e tráfico de pessoas acontece em Foz do Iguaçu

Destaque

Curso sobre migração e tráfico de pessoas acontece em Foz do Iguaçu

por publicado: 19/08/2016 12h58 última modificação: 19/08/2016 12h58

 Brasília, 19/08/16 – O município de Foz do Iguaçu (PR) sedia o “5º Curso Migração, Tráfico de Pessoas e Atendimento a Pessoas Vulneráveis à Exploração, nos dias 24 e 25 de agosto. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), faz parte do Projeto “Migrações Transfronteiriças: fortalecendo a capacidade do Governo brasileiro para gerenciar novos fluxos migratórios” (MT Brasil).

O objetivo é fortalecer a rede local das instituições que trabalham com os  temas. Além do aprendizado técnico, os dois dias de curso servirão para que as instituições participantes possam compartilhar os desafios enfrentados em seus cotidianos.

O curso é realizado pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania do MJC, em parceria com o International Centre for Migration Policy Development (ICMPD).

 O projeto

O projeto MT Brasil foi elaborado, em 2012, pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pelo ICMPD e outros órgãos do Governo Federal. Financiado pela União Europeia, pelo Ministério da Justiça do Brasil; Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho do Brasil e Secretaria de Estado para Migrações da Suíça. Tem ainda o ICMPD como instituição implementadora.

A finalidade do MT Brasil é fortalecer a capacidade do Governo Federal brasileiro para melhor gerir os fluxos migratórios, com foco na assistência e na integração laboral de grupos vulneráveis, como migrantes e as potenciais vítimas de tráfico de pessoas.

No âmbito deste projeto foram realizadas pesquisas em alguns municípios de fronteira e das 7 capacitações previstas e Foz do Iguaçu é a localidade contemplada na 5ª etapa de capacitação. Entre 2015 e 2016 foram realizadas quatro capacitações (Belém/PA, Oiapoque/AP, Boa Vista/RR e Corumbá/MT). Estão previstas outras três capacitações até o final do ano, além de Foz do Iguaçu, Rio Branco/AC e Uruguaiana/RS.