Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen atualiza projeto arquitetônico das unidades prisionais federais

Destaque

Depen atualiza projeto arquitetônico das unidades prisionais federais

por publicado: 22/03/2017 14h12 última modificação: 22/03/2017 14h39
Novas regras de edificação prometem não só aumentar a segurança, mas humanizar o sistema penitenciário. Ficará mais fácil implementar ações de assistência laboral, educacional e de saúde para os presos

Brasília, 22/3/17 - As próximas penitenciárias federais de segurança máxima serão construídas com base em um novo projeto arquitetônico. O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) já deu início à elaboração das novas regras de edificação e pretende firmar parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Edificação Penal da Universidade de Brasília (UnB). 

As mudanças prometem aumentar não só a segurança, mas humanizar o sistema penitenciário. Ao otimizar a movimentação de presos dentro das unidades, as novas diretrizes irão facilitar também a aplicação de programas de assistência laboral, educacional e de saúde. O modelo arquitetônico sugerido contempla ajustes nos projetos de terraplenagem, fundação, rede elétrica, hidrosanitária, telefônica, de alarme e de incêndio. 

As cinco novas penitenciárias federais, anunciadas pelo presidente Michel Temer no início do ano, serão construídas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Elas seguirão os padrões de área das demais já construídas.

Prisões

 ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg