Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Efetivada primeira extradição solicitada pelo Brasil aos Estados Unidos

Destaque

Efetivada primeira extradição solicitada pelo Brasil aos Estados Unidos

por publicado: 09/09/2016 17h36 última modificação: 09/09/2016 17h36

Brasília, 9/9/16 - Na madrugada desta sexta-feira (9), foi efetivada a primeira extradição solicitada pelo Brasil aos Estados Unidos da América (EUA). O governo brasileiro requereu, em 2014, a extradição do paraguaio Yahya Ali Zaitar, acusado de tráfico de drogas, conforme processo em trâmite na 5ª Vara Federal de Guarulhos/SP. 

Entretanto, Zaitar já cumpria pena nos EUA, onde também respondeu processo e foi condenado, após ter sido extraditado da Romênia. Por isso, o pedido de extradição só foi efetivado após o cumprimento da pena nos Estados Unidos. 

Além disso, o extraditando abriu mão do direito à audiência, ou seja, não se opôs a sua extradição para o Brasil. Isso garantiu maior celeridade ao processo. As autoridades norte-americanas autorizaram, então, a entrega de Zaitar às autoridades brasileiras, após concordância da Romênia. 

Todo o processo de cooperação entre Brasil e EUA, até a chegada do extraditando ao Brasil, foi realizada pelo Ministério da Justiça e Cidadania, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com a Polícia Federal. 

“Essa extradição foi um marco na cooperação jurídica com os Estados Unidos, pois foi a primeira vez que um pedido de extradição ativo, ou seja, que partiu do Brasil, foi efetivado pelo governo norte-americano. Isso tangibiliza os bons resultados do trabalho desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Cidadania, enquanto Autoridade Central para a cooperação jurídica internacional”, frisa Ricardo Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania.