Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Depen leva projeto Identidade Cidadã ao Presídio Regional de Itajaí

Destaque

Equipe do Depen leva projeto Identidade Cidadã ao Presídio Regional de Itajaí

por publicado: 21/07/2017 14h15 última modificação: 21/07/2017 14h24
Parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) leva documentação a presos

Itajaí (SC), 21/07/17 – Uma equipe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, finalizou nesta sexta (21) o Projeto Identidade Cidadã no Presídio Regional de Itajaí, município de Santa Catarina. Todas as presas da unidade vão receber o novo modelo da Certidão de Nascimento, que tem certificação digital.

 A ação, desenvolvida em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), está levando documentação aos presos em vários estados. “A maioria das mulheres vêm sem documentos da rua”, afirma a gestora do presídio, Janaína Ramos. Na unidade, cerca de 80% têm o número, mas não o documento físico. A interna que não tem documento não consegue trabalhar ou estudar. Sequer registrar o filho. Por isso, não conseguimos fazer a reinserção social”, acrescenta a gestora.

Esse foi o caso da interna Daniela* que tem uma bebê de seis meses e ainda não conseguiu fazer o registro de nascimento da criança. “Esqueci os meus documentos dentro do carro de um amigo e ele não devolveu”, explica a detenta presa por tráfico de drogas. Outra mãe conta que também perdeu os documentos, mas guardava uma cópia em casa e conseguiu registrar a filha. Elas sonham com um futuro diferente para seus filhos e com uma vida nova fora da prisão.

Identidade cidadã

Detentas fazem novos documentos de identificação como parte do projeto Identidade Cidadã

Com um berçário criado recentemente, o Presídio Regional tem espaço para sete bebês, todos ocupados. Tem ainda seis gestantes. A unidade possui 198 vagas e conta atualmente com 293 internas, a maioria presa por envolvimento com o tráfico de drogas. 

O Identidade Cidadã, além de regularizar a documentação, após constatar que grande parte dos presos não os possuíam em seus prontuários, realiza ações de saúde, como palestra sobre o excesso de remédios, outro problema rotineiro das penitenciárias. No caso de Itajaí, foi feita também uma investigação social para aproximar a família das detentas, pois há presas que não recebem visitas dos filhos há quatro anos.    

Em 2017, estão programadas agendas do Identidade Cidadã para seis estados. Elas já ocorreram no Rio Grande do Norte, Ceará, Amazonas e agora em Santa Catarina.   

*Nome fictício da detenta 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg