Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição do Arquivo Nacional resgata memória dos povos indígenas

Destaque

Exposição do Arquivo Nacional resgata memória dos povos indígenas

por publicado: 08/06/2017 19h12 última modificação: 08/06/2017 19h40
Evento que encerra 1ª Semana Nacional de Arquivos no Rio de Janeiro também promove roda de debate sobre os movimentos negro e LGBT.

Rio de Janeiro, 8/6/17 – No encerramento da 1ª Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Nacional irá promover o debate sobre o resgate das memórias dos povos indígenas e dos movimentos negros e LGBTs. Na programação desta sexta-feira (9), será lançada a exposição Itinerários Indígenas, com imagens inéditas. A mostra está organizada em dois módulos, com 200 documentos, entre reproduções e originais de acervos públicos e privados, compreendidos entre os séculos XVI e XX. Membros da Aldeia Maracanã participarão da abertura da exposição. 

Durante a roda de debates, haverá uma homenagem à pesquisadora e ativista Maria Beatriz Nascimento, que doou seu acervo pessoal ao Arquivo Nacional. Representantes da Marcha das Mulheres Negras e o ativista Frei David estarão presentes. 

A cerimônia contará com a exibição do filme “ÔRÍ” (1989, 131 min.), dirigido pela socióloga e cineasta Raquel Gerber. O filme, narrado pela própria Beatriz, apresenta sua trajetória pessoal como forma de abordar a comunidade negra. 

No fim do dia, a peça "Dandara através do espelho", do Grupo de Montação, e direção de Diêgo Deleon, propõe um debate sobre a representação do corpo trans na arte. A obra autobiográfica foi criada a partir do diário da atriz Dandara Vital, com a combinação dos dispositivos da Linguagem Cinematográfica e do Teatro Documentário. 

Exposição sobre povos indígenas
A exposição Itinerários Indígenas engloba documentos relativos a etnias, rituais, regiões, narrativas de viagens, economia e política. O contato entre europeus e indígenas emerge no acervo do Arquivo Nacional nas narrativas de viagens e gravuras reunidas em livros que circulam desde o século XVI. A mostra traz correspondência da Coroa portuguesa em manuscritos, decretos imperiais e Constitucionais, datados 1934. Muito desse material será exibido ao público pela primeira vez, como álbuns de missões religiosas e do Serviço de Proteção aos Índios na primeira metade do século XX.

A partir dos anos de 1930, esses percursos receberam a cobertura jornalística de um dos mais importantes periódicos brasileiros: o Correio da Manhã. Os arquivos guardam fotografias de estúdio de índias Bororo e as imagens dos Xavante no final da década de 1940, além da atividade de campo dos irmãos sertanistas Villas-Boas e as iniciativas de aproximação entre presidentes e povos indígenas, como o encontro de Getúlio Vargas e um grupo Xavante no Catete pelas lentes da Agência Nacional.

Completa a exposição o vídeo Descaminhos, elaborado a partir de filmes e fotografias de várias épocas. As imagens mostram a vida dos indígenas desde a chegada dos europeus até as imagens e vozes contemporâneas de índios que descrevem a imensa dificuldade em enfrentar grandes empresas e latifundiários em busca de segurança e sobrevivência.

Serviço
Abertura: 9 de junho
Horário: 11h
Período: 12 de junho a 30 de setembro (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h)
Endereço: Praça da República 173, Centro. Rio de Janeiro
Curadoria: Claudia Beatriz Heynemann | Maria Elizabeth Brea
(21) 2179-1256

Visitas orientadas e atividades educativas devem ser agendas pelo email  nearq@arquivonacional.gov.br

exposição


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg