Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição e entrega de medalhas marcam comemorações da Força Nacional

Destaque

Exposição e entrega de medalhas marcam comemorações da Força Nacional

por publicado: 29/11/2016 11h26 última modificação: 29/11/2016 11h33
Atuação da FNSP se amplia para atender demandas de policiamento em fronteiras, grandes eventos, unidades prisionais, em conflitos agrários, indígenas e proteção de pessoas ameaçadas

 

Brasília, 29/11/16 - A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) completa 12 anos nesta terça-feira (29). Uma exposição de armamentos, equipamentos e viaturas utilizadas nas operações, além de entrega de medalhas, marcam as comemorações. A exposição está aberta ao público durante todo o dia no Salão Negro do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC).

O lema “Preparados para Tudo” resume a atuação da Força Nacional. Ela representa uma alternativa viável, concreta e eficaz de prevenção, preservação e restauração da ordem pública, proporcionando à sociedade em geral a sensação de segurança, como parte do esforço conjunto dos estados e da União, através do princípio de cooperação federativa.

A Força Nacional é um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJC (Senasp). O MJC assegura um contingente permanente de profissionais de segurança, treinados para emprego imediato, sediados em Brasília. Além disso, ampliou-se a cooperação, não só com os estados e o Distrito Federal, como também em apoio aos órgãos federais como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Suas atribuições não mais se resumem à atuação em policiamento ostensivo. Envolve também o combate aos crimes ambientais, ações de polícia sobre grandes impactos ambientais negativos, realização de bloqueios em rodovias, atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes, ações de polícia judiciária e perícias.

As especificidades da atuação da FNSP continuam se ampliando para atender demandas de policiamento em fronteiras, grandes eventos, unidades prisionais e ainda em conflitos agrários, indígenas e proteção de pessoas ameaçadas.

Criada em 2004, é inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz para a resolução de conflitos. É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e Distrito Federal.

Programação de aniversário

Terça-feira, 29 de novembro

08h – Abertura da exposição: fotos, reprodução de vídeos, exposição de armamentos e equipamentos
Local: Salão Negro do Ministério da Justiça e Cidadania
Imprensa: Aberto para imagem (agendar com a Ascom)
Entrada gratuita ao público.

18h – Cerimônia de entrega de Medalhas Mérito da Força Nacional

Apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais
Local: Salão Negro do Ministério da Justiça e Cidadania
Público: autoridades e convidados

 ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg