Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional estende operações em GO e RJ por seis meses

Força Nacional estende operações em GO e RJ por seis meses

Também foi autorizado apoio ao sistema penitenciário do Rio Grande do Norte por 20 dias

por publicado: 27/11/2015 19h33 última modificação: 27/11/2015 19h33

Brasília, 27/11/2015 - O Ministério da Justiça estendeu por seis meses as operações da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro e em Goiás. O efetivo desenvolve operações nos dois estados em apoio aos órgãos policiais locais.

As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27).

No Rio de Janeiro, as operações são desenvolvidas no intento de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, em comunidades da capital.

As equipes da Força também continuarão apoiando os órgãos estaduais de segurança pública, nas cidades limítrofes entre Goiás e Distrito Federal, reforçando o policiamento ostensivo preventivo.

Sistema Prisional
Também foi autorizado pelo Ministério da Justiça o emprego da Força Nacional, em caráter episódico e planejado, para auxiliar as forças policiais estaduais no Sistema Penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte.

A operação consiste em incursões no interior dos presídios, quando necessário, objetivando restabelecer a lei e a ordem. O trabalho ocorrerá em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, por 20 dias, a contar da publicação da portaria.

A Força Nacional
Atualmente, Força Nacional desenvolve atualmente 41 operações em apoio à segurança pública em 16 estados e Distrito Federal. São operações dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil, entre outras.

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Seu efetivo é formado por integrantes das Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros e Perícias Criminais estaduais.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Força é concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. A cooperação é implementada para realizar operações conjuntas de segurança pública, transferir recursos aos estados e desenvolver atividades de capacitação e qualificação de profissionais de segurança pública.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315