Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração de forças dos três níveis de governo é legado para a segurança pública

Destaque

Integração de forças dos três níveis de governo é legado para a segurança pública

por publicado: 03/10/2016 16h22 última modificação: 03/10/2016 16h57
Além da aquisição de equipamentos e da capacitação de policiais, militares, bombeiros e outros agentes, esquema que unificou atuação das forças de segurança continuará em operação

Brasília, 3/10/16 – O Brasil ganhou como legado dos Jogos Rio 2016, além dos equipamentos e da capacitação de policiais, militares, bombeiros e outros agentes, a integração entre as forças de segurança dos três níveis de governo. 

Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC), a operação integrada de segurança reuniu, entre outros, profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, Guarda Municipal, CET-Rio, Agência Brasileira de Inteligência e Ministério da Defesa. 

"Um dos principais aprendizados que fica, e sem dúvida o mais importante legado em termos de segurança pública, é o da integração entre as instituições”, destacou Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos. 

A coordenação da operação integrada foi realizada por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Instância maior do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), foi a partir do CICCN que se coordenou a operação de segurança do revezamento da Tocha Olímpica, de 3 de maio a 5 de agosto de 2016, que percorreu mais de 300 cidades nos 27 estados do país. A operação de revezamento da Tocha Paralímpica também ficou a cargo no CICCN, com passagem em sete cidades. 

Além do Rio de Janeiro, as cidades que receberam partidas de futebol tiveram suas operações acompanhadas pelo CICCN. Isso garantiu a coordenadores e operadores a consciência situacional necessária à operação, possibilitando a tomada de decisões mais efetivas e de forma integrada. O trabalho conjunto garantiu o sucesso do maior evento já realizado no Brasil.

Da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do MJC

Legado Segurança