Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento de selo dos Correios marca os 50 anos da Funai

Destaque

Lançamento de selo dos Correios marca os 50 anos da Funai

por publicado: 05/12/2017 17h24 última modificação: 06/12/2017 15h53
Instituição que promove os direitos dos povos indígenas no Brasil passa a integrar o rico acervo filatélico nacional. Programação de aniversário segue até o dia 19 de dezembro

Selo

Presidente da Funai, Franklinberg de Freitas, durante cerimônia de obliteração do selo comemorativo da Funai. Foto: Mário Vilela

Brasília, 5/12/17 – Em comemoração aos 50 anos da Fundação Nacional do Índio (Funai), celebrados nesta terça-feira (5), os Correios lançaram o selo com a marca indigenista alusiva à data. “A partir de agora, a Funai e o importante trabalho que tem sido desenvolvido nesse meio século de fundação passam a integrar o rico acervo filatélico nacional", disse o vice-presidente de administração dos Correios, Demétrius Torres Guiot. 

Cerimônia de obliteração do selo, realizada na sede da Funai, em Brasília, contou com a participação do presidente do órgão, Franklimberg de Freitas, servidores da Funai e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e indígenas Terena do Mato Grosso do Sul. 

"A Funai hoje comemora 50 anos de existência, mas sabemos que, na realidade, nosso trabalho está vivo na história do Brasil há mais de tempo, ainda no século passado, com a importante contribuição do Marechal Rondon. De 1967 até os dias de hoje, a Funai tem a responsabilidade de promover e proteger, por intermédio dos seus servidores, os direitos de mais de 1 milhão de indígenas brasileiros, representados por suas 305 etnias e de seus 274 idiomas", disse Franklimberg.  

O vereador indígena Eber Reginaldo Vitorino, do município de Dois Irmãos do Buriti (MS), que prestigiou a inauguração da Funai, em 1967, afirmou que a Fundação é o órgão mais importante para os indígenas. "A Funai está completando 50 anos de luta a favor de nós, indígenas, sempre procurando defender os nossos direitos, resgatar a nossa cultura e preservar nossas tradições. Somos muitos gratos à Fundação Nacional do Índio", disse. 

Programação de aniversário 
As comemorações de 50 anos da Funai começaram em novembro e continuam pelo mês de dezembro. Fique por dentro:

- 04 a 08 de dezembro, no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho: 1º Colóquio Indigenista

- 05 a 08 de dezembro, na Biblioteca da sede da Funai: Exibição do Filme "Mapimai – A Festa da Criação do Mundo segundo o Povo Paiter"

- 19 de dezembro, às 10h30, no auditório multiuso da sede da Funai: Medalha de Honra ao Mérito Indigenista

Da Ascom Funai 

Selo3

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg