Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro reúne experiências de Clínicas do Testemunho

Livro reúne experiências de Clínicas do Testemunho

por publicado: 10/11/2015 11h33 última modificação: 10/11/2015 11h33
A publicação reúne artigos, poemas, desenhos e imagens de atividades desenvolvidas no projeto

Brasília, 10/11/15 - Foi lançado na última sexta-feira (06) a publicação “Uma perspectiva clínico-política na reparação simbólica: Clínica do Testemunho do Rio de Janeiro”. A obra foi apresentada no seminário da Rede Clínicas do Testemunho, que fez parte do  II Congresso Internacional de Justiça de Transição. O livro reúne material obtido durante os dois anos de funcionamento do Projeto Clínica do Testemunho do Rio de Janeiro integrado à rede Clínicas da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

A publicação reúne artigos, poemas, desenhos e imagens de atividades desenvolvidas no projeto. O intuito é promover a reparação psicológica como um incremento às modalidades de reparação que a Comissão de Anistia tem como missão. O livro tem na sua formulação o testemunho como figura emblemática e, por isso, configura-se também como uma contribuição ao campo da Memória da Verdade sobre o período autoritário da ditadura.  

Os artigos foram reunidos a partir da experiência de atendimento da equipe Clínica Política. Neles são discutidos os efeitos psíquicos da tortura e do desaparecimento forçado provocado nas vítimas do terror e seus familiares, além da apresentação de dispositivos clínicos e modalidades de atendimento e de acompanhamento de testemunhas.

Fruto de uma parceria entre o Projeto Clínica do Testemunho RJ e a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro e com texto de apresentação da Comissão de Anistia, a obra também tem artigos de parceiros envolvidos na atividade clínica. Conta ainda com os testemunhos de pacientes que compartilharam suas experiências de diversas formas - por escrito ou pela arte- o que evidencia como o projeto interferiu em suas vidas.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962

 

Conteúdo
Livro Clínica do Testemunho by Renata.castro — last modified 10/11/2015 11h31