Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça presta homenagens nos 11 anos da Força Nacional

Ministério da Justiça presta homenagens nos 11 anos da Força Nacional

por publicado: 01/12/2015 16h05 última modificação: 01/12/2015 17h53

Brasília, 1/12/2015 – Para comemorar os 11 anos de criação da Força Nacional de Segurança Pública, o Ministério da Justiça realizou solenidade especial nessa segunda-feira (30), em Brasília. Foram homenageados profissionais de segurança pública e de outras áreas que contribuíram para o crescimento da Força Nacional e para a melhoria da segurança pública no Brasil.

A secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, afirmou que a Força Nacional é um embrião daquilo que a sociedade brasileira quer como polícia. "Temos 11 anos de trabalho e não temos uma morte sequer causada pela Força Nacional. Letalidade zero. Poupar vidas e trazer tranquilidade à população. É essa a nossa missão", afirmou a secretária.

Confira vídeo da Força Nacional
Confira fotos da solenidade

Regina Miki também agradeceu a todo o efetivo que esteve ou está distribuído pelo país cumprindo missões em defesa da vida. "Não poderia deixar de fazer referência a todos os integrantes da Força Nacional que estão, neste momento, defendendo e servindo a população nos mais variados rincões do Brasil, e não puderam estar presentes nesta solenidade. Que cada um, onde estiver neste território, receba nosso 'muito obrigado'", destacou a secretária nacional de Segurança Pública.

A Força Nacional desenvolve atualmente 41 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e no Distrito Federal. Desde 2004, são mais de 250 operações dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil, entre outras.

Homenagens

Durante a cerimônia, a secretária Regina Miki e o diretor da Força Nacional, coronel Nazareno Marcineiro, entregaram a Medalha Mérito da Força Nacional 'Soldado Luís Pedro de Souza Gomes', no grau 'Honra Federativa', a familiares do sargento da Polícia Militar de Alagoas José Almir Albuquerque Torres, falecido em um acidente durante deslocamento de combio em Goiás em agosto deste ano.

A homenagem é oferecida aos profissionais que tenham sofrido ferimento de natureza grave ou que tenham se destacado pela bravura em ação pela Força. "Gostaria, em do sargento Almir, de agradecer aos 10 policiais que faleceram nesses 11 anos no exercício de sua função e fazendo valer o que você juraram um dia: que poderiam entregar a sua vida em troca da vida da sociedade e o fizeram. Então nossos agradecimentos a esses 10 valorosos profissionais e a suas famílias", disse Regina Miki.

Também foram entregues Medalhas Mérito da Força Nacional 'Soldado Luís Pedro de Souza Gomes', no grau 'Distinção Federativa' a outros oito profissionais que, no exercício da atividade operacional ou em razão da função, tenha praticado ato de coragem ou de alto valor, não configurado como bravura, ou tenha prestado notáveis e excepcionais contribuições enquanto integrante da Força Nacional.

O evento contou com o secretário extraordinário de Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, e do chefe de gabinete da direção-geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Marcos Furtado, entre outras autoridades, que destacaram a vocação da Força Nacional para a integração em segurança pública.

Além da cerimônia, houve apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais e exposição de equipamentos utilizados pela Força Nacional, como veículos, armamentos, coletes, além de kits para perícia e também resgate e salvamento Alguns desses equipamentos são doados aos órgãos estaduais de segurança pública em contrapartida à cessão de policiais militares, bombeiros militares, policias civis e peritos.

A Força Nacional é um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. A cooperação é implementada para realizar operações conjuntas de segurança pública, transferir recursos aos estados e desenvolver atividades de capacitação e qualificação de profissionais de segurança pública.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3928/9962