Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro realiza vistoria no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos

Destaque

Ministro realiza vistoria no Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos

por publicado: 26/07/2016 20h33 última modificação: 29/07/2016 14h38
"Tudo que foi definido no Plano Integrado de Segurança foi cumprido. Nada ficou faltando", disse Alexandre de Moraes após inspecionar as áreas por onde passarão bagagens e passageiros

São Paulo, 26/7/16 - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, realizou, nesta terça-feira (26), a checagem de segurança do maior aeroporto do país, o Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro (Guarulhos). "Tudo que foi definido no Plano Integrado de Segurança foi cumprido. Nada ficou faltando. A integração entre as forças, os equipamentos, tudo está pronto para garantir a segurança de todos. Os jogos transcorrerão com toda a segurança necessária", afirmou.

A inspeção em Guarulhos foi realizada juntamente com o ministro da Defesa, Raul Jugmann, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Rodrigues, e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa.


Rodrigues explicou que a fase atual de preparação e planejamento está concluída. "Agora vamos para a parte operacional. A PF está trazendo para esta operação mais 300 profissionais para atuarem exclusivamente na segurança dos jogos, totalizando 700 agentes aqui em São Paulo. Já a Polícia Rodoviária Federal está sendo reforçada com 300 policiais para fazer motopoliciamento em São Paulo, batedores de escoltas, comando e controle, atividades de inteligência e todas as ações que são suas competências legais". O secretário da Sesge destacou ainda que o investimento, somente em São Paulo, é de R$ 18 milhões. "Ficarão como legado para segurança pública do estado", lembrou.


O ministro da Defesa afirmou que Guarulhos é estratégico para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, já que aproximadamente 40% do ingresso de quem vem de outros países é feito pelo terminal. "O trabalho de planejamento e execução aqui é primoroso, pois é o maior terminal do país. E isso envia uma mensagem de tranquilidade e segurança para os cidadãos, turistas e atletas. No que diz respeito à segurança, está tudo sendo cumprido, e não há dúvida de que os jogos transcorrerão em paz e com tranquilidade".

O secretário de Segurança Pública de São Paulo falou sobre o trabalho integrado com as forças federias. "Receberemos 206 delegações aqui em Guarulhos. Ao lado das forças federais, com a integração que sempre existiu e que está cada vez maior, teremos uma condição de segurança excepcional. Tenho certeza que o efetivo empregado aqui será o suficiente para que se possa enfrentar este período das Olimpíadas com a maior tranquilidade".

Novo software identifica procurados pela Interpol
Na ocasião, foi apresentado ao público um novo software desenvolvido pela Polícia Federal. O equipamento utiliza a base de dados da Polícia Internacional (Interpol), que tem mais de 25 mil pessoas registradas, monitoradas e até procuradas pela Justiça. A identificação será feita em apenas três segundos com a leitura das digitais de todos os passageiros que entrarem no País. Todos os estrangeiros que chegarem ao Brasil passarão por esta identificação, além do procedimento normal, que já é feito na alfândega.

A visita ao aeroporto de Guarulhos foi a segunda inspeção. A primeira aconteceu nesta segunda-feira (25), no Aeroporto Internacional de Brasília. As próximas vistorias serão feitas em Manaus (AM), que recebe o ministro nesta quarta-feira (27). Quinta será em Salvador (BA), sexta-feira (29) no Rio de Janeiro (RJ) e, por último, em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (1º).

Leia também:  “Estamos prontos”, diz ministro da Justiça após vistoria de segurança no aeroporto JK 

"100% dos procedimentos de segurança estão cumpridos”, diz ministro em vistoria no aeroporto de Salvador


inspeçao