Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ lança edital para projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens

MJ lança edital para projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens

por publicado: 29/07/2014 17h54 última modificação: 29/07/2014 17h54

Brasília, 29/7/2014 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça torna pública a abertura do processo de seleção de propostas para os projetos Mulheres da Paz & Proteção de Jovens em Território Vulnerável – PROTEJO. O objetivo é estabelecer parceria com os municípios, por meio de convênios, para a execução dos projetos que serão financiados com recursos do Programa Segurança Pública com Cidadania.  

O projeto Mulheres da Paz capacita mulheres atuantes na comunidade para que se constituam, institucionalmente, como mediadoras sociais. Assim, dá-se o fortalecimento das práticas políticas e socioculturais desenvolvidas por elas a partir do empoderamento feminino. Além disso, constrói-se redes de prevenção da violência doméstica e enfrentamento às violências que compõem a realidade local e que envolvam jovens e mulheres.

Já o PROTEJO seleciona e acompanha jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ou vulnerabilidade familiar e social, egressos do sistema prisional, jovens em situação de rua ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. O intuito é o desenvolvimento de percursos formativos para a promoção da cidadania, direitos humanos, qualificação profissional e inclusão social, para a prevenção da violência, da criminalidade e do envolvimento com drogas.

As propostas deverão abranger as duas ações. O prazo de execução do projeto será de 24 meses contados a partir da data de assinatura do convênio e sua publicação no Diário Oficial da União. Para apresentar propostas, o interessado deverá estar devidamente cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV - www.convenios.gov.br). Será aceita apenas uma proposta para cada ente federado ou instituição.

O prazo para cadastramento de propostas vai de 28/7 a 29/8/14. Elas deverão ser cadastradas no Programa 3000020140168. O edital da chamada pública e seus anexos estão à disposição dos interessados no site do Ministério da Justiça - www.mj.gov.br, bem como no Portal de Convênios - SICONV – www.convenios.gov.br. Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: protejomulheresdapaz@mj.gov.br.

Por Rosiene Assunção

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315