Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ participa de reunião da Rede Consumo Seguro e Saúde na Colômbia

MJ participa de reunião da Rede Consumo Seguro e Saúde na Colômbia

por publicado: 18/09/2015 12h51 última modificação: 18/09/2015 12h51
Senacon representou o Brasil que passou a presidência da Rede à Colômbia

Brasília, 14/09/15 - A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) participou, no início do mês, da 2ª Reunião Ordinária Anual do Plenário da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS), em Cartagena de Índias, na Colômbia. Durante a reunião, o Brasil, por meio da Senacon, passou a presidência da RCSS à Colômbia, depois de tê-la exercido em 2014 e 2015.  Além disso, foi apresentada e aprovada a 2ª fase do Sistema Interamericano de Alertas Rápidos (SIAR) – sistema que integrará todas as autoridades envolvidas na segurança de produtos no âmbito das Américas.

O SIAR ampliará o acesso à informação entre os países americanos e permitirá o monitoramento de produtos inseguros no mercado, bem como a ocorrência de acidentes de consumo. “Combater produtos inseguros e prevenir acidentes de consumo é zelar pela saúde e proteção da vida dos cidadãos que vivem em nossa região”, ressaltou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.  

Sobre a RCSS - Os Estados Membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), com base na Carta da OEA, nas Declarações de Chefes de Estado e de Governo da região e nas sucessivas resoluções da Assembleia Geral desde 2009, apoiaram a criação da Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS), com o objetivo de fortalecer as capacidades nacionais e regionais de cooperação, com a finalidade de permitir a detecção precoce dos produtos de consumo perigosos e a adoção de ações coordenadas entre os organismos competentes, e assim prevenir que os riscos se materializem em danos às pessoas consumidoras das Américas.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962