Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ autoriza emprego da Força Nacional nos Jogos Olímpicos

Destaque

MJ autoriza emprego da Força Nacional nos Jogos Olímpicos

por publicado: 15/06/2016 16h16 última modificação: 15/06/2016 17h32

Brasília, 15/06/16 - O Ministério da Justiça e Cidadania (MJ) autorizou, por meio da Portaria 626, publicada nesta quarta-feira, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em apoio à Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). A atuação e o número de profissionais a serem disponibilizados obedecerão ao planejamento em conjunto entre os órgãos envolvidos. O período para a mobilização, desmobilização e emprego do efetivo é de 120 dias, podendo ser prorrogado, se necessário.

As capacitações da Força Nacional para as Olimpíadas começaram em outubro do ano passado. Treinamentos específicos para atuação em grandes eventos já foram realizados no Distrito Federal e nos estados do PR, AC, RO, GO, TO, AM, RN, AP, PB, RR, CE, PI, MS, SE, PE e SC. Para garantir a segurança das instalações olímpicas de competição, treinamento e alojamento das delegações, a Força também promoveu cursos e estágios de operações de choque; atendimento pré-hospitalar; formação de motociclista; operações com motocicletas; defesa pessoal e imobilização e controle de distúrbios civis, além de capacitação física e técnica para escolta da tocha olímpica e medalhas. 

Oficiais da tropa, que está sendo mobilizada para as Olimpíadas, também passaram por cursos antibombas; de padronização de procedimentos técnicos operacionais com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares; de sistema de gerenciamento da segurança operacional e de segurança local (oferecido pelo Comitê Organizador dos Jogos). Até o mês de agosto, serão realizadas novas instruções de nivelamento. A meta é capacitar todo o efetivo a ser empregado em questões que envolvem direitos humanos; gestão de operações em grandes eventos; varredura antibombas; policiamento de eventos; psicologia das massas; contraterrorismo; medidas preliminares em local de crise; fundamentos legais em manifestações públicas, dentre outros.

  

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315