Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJC participa do Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados

Destaque

MJC participa do Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados

por publicado: 07/12/2016 11h19 última modificação: 07/12/2016 11h32
“Acolhida e proteção de direitos dos solicitantes de refúgio, refugiados, migrantes e apátridas” foi o tema do encontro deste ano

Brasília, 06/12/16 – O secretário Nacional de Justiça e Cidadania, Gustavo Marrone, participou nesta terça-feira (6) do XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMir). O encontro é realizado para apresentar e promover o intercâmbio de práticas de atuação para a superação de desafios na atenção a migrantes e refugiados e para contribuir na implementação de políticas públicas de atenção a esta população.

De acordo com o secretário, o Brasil é um país receptivo em termos de legislação de entrada do migrante e do refugiado, mas é preciso integrá-los à sociedade. “Hoje a integração é feita basicamente pelas entidades civis e o governo tem que se colocar à disposição para que esse plano de integração seja cada vez melhor, auxiliando seja no aspecto técnico ou financeiro para que essas entidades fiquem cada vez mais fortes e continuem com seu trabalho”, disse.

Com o tema “Acolhida e Proteção de direitos dos solicitantes de refúgio, refugiados, migrantes e apátridas”, o encontro contou com debates sobre ações capazes de suprir as demandas de acolhimento e proteção àqueles que necessitam.

O evento é realizado pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com apoio do Comitê Nacional para os Refugiados do Ministério da Justiça e Cidadania (Conare/MJC), Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Organização Internacional para o Trabalho (OIT) e Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Articulada pelo IMDH, a RedeMir existe há 12 anos e conta atualmente com aproximadamente 60 entidades espalhadas por todas as regiões do Brasil. A Rede preza pelo intercâmbio de práticas e de informações, e busca favorecer o apoio mútuo entre as entidades, a comunicação, a capacitação dos membros, e tantos outros aspectos favoráveis e benéficos à causa dos migrantes, refugiados e refugiadas.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg