Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP promove renegociação de dívidas pelo consumidor.gov.br

Destaque

MJSP promove renegociação de dívidas pelo consumidor.gov.br

por publicado: 09/05/2017 17h07 última modificação: 09/05/2017 17h16
Medida faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, que conta ainda com cursos de educação financeira. Inscrições para as duas atividades estão abertas e podem ser feitas pela internet

Brasília, 9/5/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), realiza ação de renegociação de dívidas por meio do consumidor.gov.br e oferece cursos de educação financeira como parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira. A iniciativa tem como um dos objetivos sensibilizar os consumidores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento.  

A renegociação de dívidas no consumidor.gov.br será realizada de 8 a 31 de maio com a participação das instituições financeiras. A ação é realizada pelo segundo ano e é resultado de parceria entre a Senacon, o Banco Central, o Sebrae, a Febraban e a Serasa. “Durante esse período será realizada uma força-tarefa das empresas, que irão trabalhar para que cheguem a uma resolução satisfatória para o consumidor”, explica o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo. 

Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre os dias 8 e 31 de maio, e fazer o cadastro para receber um login e senha. A partir disso, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo “Problema a opção “Dificuldade na Renegociação/parcelamento de dívida. Já no campo “Descrição da Reclamação”, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas. Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas no Guia do Usuário. 

Veja aqui as empresas participantes. 

As inscrições para os cursos de educação financeira já estão abertas e seguem até dia 23 de maio. As capacitações são gratuitas e os alunos aprovados receberão certificado de extensão da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições devem ser feitas pelo site Defesa do Consumidor. Para o primeiro curso são oferecidas 5 mil vagas. Para o segundo curso, o aluno deverá ter sido aprovado no primeiro.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg

Conteúdo
Empresas by Sinval.duarte — last modified 09/05/2017 17h08