Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Modernização e ampliação de redes de cuidado marcam Senad em 2016

Destaque

Modernização e ampliação de redes de cuidado marcam Senad em 2016

por publicado: 06/01/2017 12h25 última modificação: 06/01/2017 14h09
Secretaria amplia ações de prevenção às drogas com famílias e escolas e fortalece presença tecnológica


Brasília, 6/1/17 – Em 2016, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Cidadania ampliou ações em estados e municípios brasileiros por intermédio do projeto “Transformando destinos”, e também ganhou modernização para o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid), além de ter lançado novo portal de formação à distância.

É o caso do site Aberta, portal que oferece conteúdos em diversas mídias no campo das políticas sobre drogas, voltados tanto a profissionais quanto à sociedade civil. Tais conteúdos englobam desde o contexto e epidemiologia do uso de drogas até diretrizes para o cuidado e inclusão social de pessoas com problemas decorrentes do consumo de drogas, passando pela discussão de metodologias de prevenção.

Já o Obid, por meio de parceria com a Secretaria de Comunicação Social do Presidência da República, teve seu endereço eletrônico reformulado e modernizado. Na versão atual, o Observatório oferece conteúdos mais dinâmicos, incluindo interação entre imagens, vídeos e infográficos. Para 2017, está prevista a contratação de profissional de comunicação para elaborações estratégicas de planejamento para o portal.Ministério da  Justiça e Segurança Pública

Retrospectiva Senad

Transformando destinos

Lançado em maio de 2015, o projeto Transformando Destinos foi idealizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para atuar de forma institucional articulada com ações estratégicas de enfrentamento ao uso indevido de drogas. O programa é coordenado pela Senad com o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz) e Ministério da Saúde. Dentro do projeto, existem três programas:

O programa Jogo Elos é uma atividade lúdica realizada para crianças de 6 a 10 anos. Desenvolve noções de socialização e de respeito a si e aos outros. O programa contribui para a produção de um ambiente harmônico, que estimula a troca e a cooperação entre alunos de professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O #Tamojunto, para adolescentes de 13 e 14 anos, visa a despertar habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. Dentre os benefícios estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores.

O Famílias Fortes é aplicado em equipamentos comunitários para famílias com filhos com idade entre 10 e 14 anos. O programa é viabilizado por meio de reuniões semanais voltadas para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de cooperação entre pais, responsáveis e filhos.

Curso a distância completa 10 anos

Ainda em 2016, o curso Supera (Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento) completou 10 anos de atividades. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso oferece, gratuitamente, formação a profissionais de Saúde e Assistência Social. Mais de 55 mil profissionais passaram pela capacitação na última década.

 ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg