Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Brasil Integrado reduz índices de criminalidade no Nordeste

Operação Brasil Integrado reduz índices de criminalidade no Nordeste

por publicado: 05/09/2014 17h18 última modificação: 05/09/2014 17h40
Equipes desarticularam três quadrilhas especializadas em assalto a bancos e apreenderam 5 toneladas de explosivos

Brasília, 5/9/14 – Em três dias de operação (2,3 e 4 de setembro), o Brasil Integrado – Ação Nordeste realizou 72.493 abordagens e 1.014 barreiras policiais, resultando na apreensão de 5,2 toneladas de explosivos, 1405 munições, 112 armas de fogo e 166 veículos, inclusive um avião, além de 374 prisões nos noves estados da região. Os resultados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (5) pelo Ministério da Justiça, que coordenou a ação.

Clique e ouça a entrevista coletiva concedida pelo ministro da Justiça sobre o Brasil Integrado

Para o ministro José Eduardo Cardozo, o Brasil Integrado alcançou seus objetivos, tanto em termos de operações interligadas como em resultados contra o crime. “Os equipamentos, capacitações e protocolos de ações integradas que resultaram de investimento para a Copa do Mundo agora servem aos estados do Brasil num novo molde de atuação das forças estaduais”, disse.

Segundo o relatório apresentado por Cardozo, e atualizado no início da tarde, as equipes conseguiram desarticular três quadrilhas, executar 112 mandados de prisão e 105 de busca. Nos dias da operação, em relação ao mesmo período do ano passado, os roubos a banco registraram queda de 71%. O homicídio doloso teve redução de 25,23% e o roubo veicular caiu 32,20%.

“Essa ação piloto do Brasil Integrado conseguiu reduzir significativamente os índices de crimes na região nesses três dias, e reforçou a parceria entre as instituições e os profissionais envolvidos, da Bahia ao Maranhão”, disse Cardozo.

O Brasil Integrado começou a ser articulado há cerca de um mês entre governo federal e os nove estados do Nordeste. As operações conjuntas envolveram um efetivo de 9.600 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército, trabalhando em um esquema semelhante ao executado durante a Copa do Mundo.

O modelo bem sucedido de parceria na área de segurança pública entre governo federal e estados do Nordeste durante a Copa do Mundo credenciou a região a receber o projeto piloto do Brasil Integrado, com seus quatro Centros de Comando e Controle regionais (CICCR).

Além do uso padrão dos CICCR, o Brasil Integrado prevê normativas comuns, acordos de cooperação, oficinas temáticas e alinhamento de estratégias e ações. O governo federal pretende ampliar o Brasil Integrado, alcançando todas as regiões do país, fortalecendo o controle das divisas interestaduais e intermunicipais.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315