Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria garante assistência a imigrantes e refugiados em SP

Destaque

Parceria garante assistência a imigrantes e refugiados em SP

por publicado: 05/08/2015 19h37 última modificação: 06/08/2015 19h48
Convênio de R$ 1,2 milhão irá ampliar vagas em abrigos e oferecer apoio psicológico, orientação jurídica e cursos de capacitação

Brasília, 5/8/15 – O secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), Beto Vasconcelos, está em São Paulo para tratar da parceria entre governos federal, estadual e municipal na assistência a imigrantes e refugiados. Um convênio de R$ 1,2 milhão firmado com a Prefeitura em junho de 2014 foi reajustado para ampliar vagas de abrigo e proporcionar mais serviços.  

Parte do investimento foi direcionado ao Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI), que já está em funcionamento e acolhe 110 pessoas. No local há apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamento para serviços públicos. Nesta quarta-feira (5), Vasconcelos visitou o CRAI acompanhado do secretário de Direitos Humanos da Prefeitura, Eduardo Suplicy, e do seu secretário-adjunto, Rogério Sotilli.  

A outra etapa da visita foi ao Abrigo das Irmãs Scalabrinianas, que receberá a outra parte do convênio e terá capacidade para abrigar 250 pessoas a partir de setembro. No local haverá cursos de língua portuguesa, informática e capacitação profissional.   

“Estamos trabalhando em parceria para oferecer apoio nas etapas de acolhimento, de mobilidade e de atendimento aos imigrantes e refugiados”, destacou Vasconcelos.  

O secretário nacional de Justiça também visitou o abrigo da Missão Paz, coordenado pelo padre Paulo Parise. Eles debateram o fluxo e assistência a imigrantes e refugiados.  Por fim, acompanhado da secretária de Assistência Social da Prefeitura, Luciana Temer, Vasconcelos visitou o abrigo das Irmãs Palotinas, que acolhe 80 mulheres e crianças estrangeiras.   

Em junho, Vasconcelos visitou o Acre. Juntamente com autoridades locais, foram definidas estratégias para garantir abrigo e mobilidade dos imigrantes para outros estados do país. Antes disso, o MJ se reuniu com autoridades dos estados e capitais do Acre, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e fecharam um cronograma de ações coordenadas.  

Desde então, acordam o fluxo de imigrantes de acordo com a capacidade e preparação prévia nos estados de destino. “Depois que reorganizamos esse fluxo não tivemos mais problemas no processo de mobilidade interna. Os estados e capitais estão atuando de forma coordenada e colaborativa”, explicou o Vasconcelos. 

Nesta quinta-feira, ele visita o Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Imigrante do Estados de São Paulo e o Abrigo Terra Nova, ambos do estado de São Paulo. Vasconcelos se reúne com secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Alosísio de Toledo Cesar, para discutir políticas públicas voltadas a imigrantes e refugiados.

 

IMG-20150805-WA0042.jpg

 

IMG-20150805-WA0041.jpg

 

IMG-20150805-WA0043.jpg

 

IMG-20150805-WA0044.jpg