Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PF desarticula organização criminosa de contrabando de cigarros

Destaque

PF desarticula organização criminosa de contrabando de cigarros

por publicado: 12/07/2016 11h28 última modificação: 15/07/2016 12h49
O grupo atuava em nova rota fluvial para escoamento do material ilegal

Maringá, 12/07/2016 - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Pleura, que tem o objetivo de desarticular uma grande organização criminosa baseada no extremo noroeste paranaense. O grupo utilizava uma nova rota fluvial para escoamento de cigarros contrabandeados. Cerca de 100 Policiais Federais estão cumprindo 38 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nos estados do Paraná (Loanda, Querência do Norte e Capanema), São Paulo (Tupã) e Mato Grosso do Sul (Naviraí).

As investigações iniciadas neste ano detectaram o uso intenso e diário dos Rios Paraná e Ivaí, na região de Querência do Norte/PR, para escoamento de cargas contrabandeadas de cigarros paraguaios, em potentes embarcações que saíam de Salto del Guairá, no Paraguai. O poderio da organização gerou a criação de uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa em diversas cidades da região.

Durante as apurações, constatou-se que dois irmãos residentes em Loanda (PR), um médico e um advogado, eram líderes do esquema criminoso. Além deles, uma família baseada na região também atuava intensamente na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados aos atos delitivos. A atuação criminosa levou à necessidade de a Polícia Federal criar um grupo especial em Maringá (PR), cujo combate ao crime organizado na região, colocou a unidade nos primeiros lugares de produtividade no País.

O nome da Operação remete à membrana que protege o pulmão – principal órgão responsável pela respiração – em alusão à atividade delituosa enfrentada.