Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícia Federal: um balanço de 2016

Destaque

Polícia Federal: um balanço de 2016

por publicado: 27/12/2016 09h00 última modificação: 27/12/2016 17h39
Ao longo deste ano, a Polícia Federal marcou presença em diversas ações relativas à segurança pública

Brasília, 27/12/16 - A Polícia Federal é um órgão permanente, organizado e mantido pela União. Tem como função a apuração de infrações penais de ordem política, social ou praticadas em detrimento de bens, serviços e interesses da União, das entidades autárquicas e empresas públicas. Também apura infrações penais com repercussão interestadual ou internacional.

Além disso, é encarregada de prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. Exerce, também, as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras e, ainda, executa, com exclusividade, funções de polícia judiciária da União.

 

Ações de Destaque em 2016

Além de exercer todas as atribuições definidas por lei, as operações especiais e as operações relacionadas à Lava Jato, em 2016 a Polícia Federal marcou presença em diversas ações relativas à segurança pública.

Uma delas foi a criação do aplicativo CheckPol, que permite a qualquer pessoa consultar a base de procurados internacionais da Interpol. O aplicativo, que é o único do gênero no mundo, permite a busca pelo nome, pela foto e de detalhes do crime cometido. O CheckPol começou a ser usado nas Olimpíadas, evento que contou com a participação da PF na segurança junto a outros órgãos como a Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.

Outra ação importante a ser destacada é o reforço na segurança das Eleições 2016, além de Operações diversas que são deflagradas continuamente em todo o território nacional. As Grandes Operações são responsáveis por uma grande parte do trabalho da corporação. Elas são feitas em todo o território nacional e podem até ultrapassar as fronteiras. A mais famosa delas, que já dura quase três anos e tem como principal foco o combate à corrupção, é a Lava Jato, assunto recorrente na vida do brasileiro durante todo o ano.

Confira as retrospectivas das outras áreas do MJC:

Consulta Pública sobre adoção

Força Nacional

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Especial de Grandes Eventos

Secretaria de Assuntos Legislativos

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg