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Prêmio Innovare anuncia vencedores nesta terça-feira (1º)

por publicado: 30/11/2015 18h55 última modificação: 30/11/2015 18h55
Consumidor.gov.br concorre como melhor prática em ‘Redução das ações judiciais do Estado: menos processos e mais agilidade’. A cerimônia de anúncio dos vencedores será no Superior Tribunal Federal

Brasília, 30/11/15 – O serviço público de solução de conflitos de consumo, Consumidor.gov.br, é finalista do Prêmio Innovare – a mais importante premiação da justiça brasileira. O anúncio do vencedor será feito durante uma solenidade nesta terça-feira (01/12) no Superior Tribunal Federal. O serviço, desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com os Procons do Brasil, concorre na categoria Prêmio Especial, que irá eleger a melhor prática em ‘Redução das ações judiciais do Estado: menos processos e mais agilidade’. 

De acordo com a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, cerca de 200 mil atendimentos foram realizados no Consumidor.gov.br até o momento, com índice médio de solução de 80%. “O serviço possibilita a solução rápida e ágil, pois o consumidor faz tudo pela internet. Essa é uma forma de resgatar a cidadania e a confiança das pessoas”, destacou. 

O Consumidor.gov.br é uma plataforma de solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. O consumidor registra a reclamação e a empresa reclamada tem até 10 dias para apresentar resposta, tudo monitorado pela Senacon, Procons, Defensoria Pública e Ministério Público. A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Entre os participantes estão empresas do setor de telecomunicações, bancos, varejo, indústria, planos de saúde, comércio eletrônico, companhias aéreas etc. 

Segundo a secretária, o canal é uma excelente oportunidade para as empresas se posicionarem de forma positiva perante seus consumidores. “Trata-se de uma ação concreta que incentiva a conciliação e pacificação nas relações de consumo”, ressaltou. 

Lançado oficialmente em junho de 2014, o Consumidor.gov.br conta com o apoio e a cooperação dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Bahia e Rio Grande do Norte nas ações estratégicas voltadas a prevenção e redução dos litígios judicializados. 

O Prêmio Innovare tem o objetivo de identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira.  

Acesse: www.consumidor.gov.br 

 

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