Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidenta: "Transformamos milhões de excluídos em consumidores"

Presidenta: "Transformamos milhões de excluídos em consumidores"

por publicado: 19/11/2015 11h55 última modificação: 19/11/2015 13h29
Declaração foi feita na abertura do 20º Congresso Mundial da Consumers International, realizado em Brasília. Secretaria Nacional do Consumidor é o co-organizadora do evento

Brasília, 19/11/15 –  A presidenta Dilma Roussef disse nesta quinta-feira (19) que a ascensão econômica e social, promovida pelo governo federal, transformou “milhões de pessoas excluídas em consumidores”. A declaração aconteceu em seu discurso de abertura do 20º Congresso Mundial da Consumers International, realizado pela primeira vez no Brasil.

“Nos últimos 13 anos tiramos 36 milhões de pessoas da pobreza e elevamos mais 40 milhões à classe média. Isso significa que transformamos milhões de pessoas que estavam excluídas em consumidores”, afirmou a presidenta. Segundo ela, seu governo adotou medidas que fortaleceram os órgãos de defesa e proteção ao consumidor, como também a regulação dos serviços públicos.

O congresso mundial reune membros da Consumers International e convidados para discutirem temas de impacto mundial nas relações de consumo. Entre os assuntos, ganha destaque ‘o empoderamento do consumidor’. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) é a co-realizadora do evento e coordenará debates sobre a atualização das diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e o site Consumidor.gov.br. 

O Brasil foi escolhido para sediar o congresso por ser uma referência na proteção do consumidor em âmbito internacional. Este ano, o Código de Defesa do Consumidor completa 25 anos e é uma lei que serve de exemplo para outros países.

O Brasil também é o único país da América Latina que transformou a Política de Defesa do Consumidor em Política de Estado, além de possuir uma Secretaria Nacional para implementar as políticas públicas da área e manter diversos sistemas de informações voltados à proteção do consumidor. 

A Consumers International é uma organização internacional, fundada em 1960, que reúne membros associados para atuar globalmente em favor dos consumidores. O evento conta com a participação de representantes de mais de 120 países.  Confira aqui a programação.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928