Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRF apreende mais de 80 toneladas de maconha no primeiro semestre de 2016

Destaque

PRF apreende mais de 80 toneladas de maconha no primeiro semestre de 2016

por publicado: 25/06/2016 16h00 última modificação: 27/06/2016 10h48

Brasília, 25/07/16 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) retirou mais de 80 toneladas de maconha de circulação no primeiro semestre de 2016. Ações de combate ao narcotráfico e a fiscalização rotineira do órgão contribuíram para o resultado no início de 2016. Entre janeiro e maio deste ano, a PRF também apreendeu mais de dois mil quilos de cocaína em todo o Brasil.

A divulgação faz parte do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano.

Ao todo, a PRF entre janeiro e maio de 2016, apreendeu 82,9 toneladas de maconha em todo o Brasil. No mesmo período, o Órgão apreendeu 2,5 toneladas de cocaína e 204,9 quilos de crack. O número é resultado do esforço do órgão, que promoveu ações de combate ao tráfico de drogas.

Resultados expressivos – Em maio deste ano, em apenas uma semana, a PRF apreendeu 18 toneladas de maconha em rodovias federais. A maior apreensão do ano até o momento foi de 12 toneladas, quando equipes da PRF durante fiscalização de rotina encontraram o entorpecente escondido na carga de uma carreta na BR-463, entre Ponta Porã e Dourados, no Mato Grosso do Sul.

No dia anterior, a PRF fez outra grande apreensão na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Policiais flagraram uma carga de 4,5 toneladas de maconha que saiu de Ponta Porã/MS. A droga estava escondida em uma carreta, sob uma carga de aveia. A pena para o crime de tráfico de drogas varia de cinco a 15 anos de reclusão.

No mesmo mês, também em Ponta Porã/MS, uma equipe da PRF apreendeu 76,5 kg de cocaína, que era transportada em uma caminhonete com placas de Campo Grande, capital do estado. O veículo foi abordado na BR-163 e o condutor demonstrou nervosismo durante a abordagem. Os policiais iniciaram uma fiscalização minuciosa no veículo, momento em que foram localizados 72 tabletes de cocaína, no tanque de combustível da picape, totalizando 76,5 kg da droga.

Cães farejadores - A PRF conta com 39 cães das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Labrador e Pastor Holandês distribuídos em 12 unidades. Somente em 2015, os cães farejadores foram usados na apreensão de aproximadamente 30 toneladas de drogas.

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br