Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogada inscrição para curso online de educação financeira

Destaque

Prorrogada inscrição para curso online de educação financeira

por publicado: 09/11/2016 18h29 última modificação: 11/11/2016 15h09
Curso é gratuito e aberto para a sociedade. Período de matrículas vai até 13 de novembro. Secretaria Nacional do Consumidor do MJC (Senacon) oferece 5 mil vagas

Brasília, 09/11/16 – O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) oferece curso de educação financeira aos consumidores de todo país. São 5 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do MJC (Senacon), por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. As inscrições foram prorrogadas até o próximo domingo (13/11). 

As aulas serão online, o que permitirá participação tanto de uma dona de casa que mora no Amazonas quanto de outra que reside em São Paulo, por exemplo. Basta ao interessado ter acesso à internet. O objetivo é tornar os consumidores mais conscientes e informados e ampliar seu conhecimento relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos.

O Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores é o primeiro de uma série de três que compõem uma trilha de aprendizagem, e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central.

O curso consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Senacon na área de educação financeira desde 2010, quando passou a representar o MJC no Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Além disso, a iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Senacon e a Universidade de Brasília (UnB) para prospecção de tecnologias da informação aplicadas às políticas de proteção e defesa do consumidor. Cooperação esta que tem possibilitado o aprimoramento da didática e diversificação dos cursos oferecidos pela Escola Nacional, que contam agora com certificação da UnB. 

Com carga horária de 20 horas e duração de 3 semanas, as aulas vão ocorrer entre 22 de novembro e 12 de dezembro. 

Para mais informações, acesse o edital. 

Serviço:
Curso 1 - Programa de Educação Financeira para Consumidores
Carga-horária: 20h, com duração de 3 semanas
Inscrições: até 13/11
Divulgação do resultado: 14/11
Período do curso: 22/11 a 12/12